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Showing posts from April, 2009

desanimado

foto: Mira Schendel - Grafite e Letraset sobre folhas de papel arroz montadas entre placas de acrílico transparente - 1967 - 100x100cm fonte: http://www.ubm.br/ubm/imagens/cultura/ref19/schendel.JPG porque a palavra poderosa pouco consegue mesmo dos poucos que escutam Vieira

Poesia Mexicana - José Emilio Pacheco em dose dupla

Uma vez em Lisboa perguntei a uma pessoa na rua: "O que é que tem depois dessa ponte?" A pessoa me respondeu sem hesitar: "Ora, Portugal continua." Pois é, amigos, isto é tudo o que eu tenho a dizer sobre a tal "gripe porcina": o México continua! O resto eu deixo com as palavras de José Emilio Pacheco: Tierra La honda tierra es la suma de los muertos. Carne unánime de las generaciones consumidas. Pisamos huesos, sangre seca, restos, invisibles heridas. El polvo que nos mancha la cara es el vestigio de un incesante crimen. No me preguntes cómo pasa el tiempo, 1969 Cerdo ante Dios Tengo siete años. En la granja observo por la ventana a un hombre que se persigna y procede a matar un cerdo. No quiere ver el espectáculo. Casi humanos, escucho alaridos premonitorios. (Casi humano es, dicen los zoólogos, el interior del cerdo inteligente, aun más que perros y caballos). Criaturitas de Dios, los llama mi abuela. Hermano cerdo, hubiera dicho san Francisco. Y ahora

Érico Veríssimo - "Sonata"

"A história que vou contar não tem a rigor um princípio, um meio e um fim. O Tempo é um rio sem nascentes a correr incessantemente para a Eternidade, mas bem se pode dar que em inesperados trechos de seu curso o nosso barco se afaste da correnteza, derivando para algum braço morto feito de antigas águas ficadas, e só Deus sabe o que então nos poderá acontecer. No entanto, para facilitar a narrativa, vamos supor que tudo tenha começado naquela tarde de abril. Era o primeiro ano da Guerra e eu evitava ler os jornais ou dar ouvidos às pessoas que falavam em combates, bombardeios e movimentos de tropas. "Os alemães romperão facilmente a linha Maginot" assegurou-me um dia o desconhecido que se sentara a meu lado num banco de praça. "Em poucas semanas estarão senhores de Paris." Sacudi a cabeça e repliquei: "Impossível. Paris não é uma cidade do espaço, mas do tempo. É um estado de alma e como tal inacessível às Panzerdivisionen." O homem lançou-me um olhar

Cachorrada

George Rodrigue, artista da Louisiana famoso pela serie Blue Dog http://dreamdogsart.typepad.com/photos/uncategorized/2008/03/09/rodrigue_blue_dog_watchdog.jpg "Outside of a dog a book is man's best friend. Inside of a dog it's too dark to read." --Groucho Marx

Sobre outras formas de comunicação além da palavra

Há várias formas de propor um argumento além das palavras. A exposição do MoMa de Nova Iorque sobre Mira Schendel e León Ferrari é um bom exemplo. Lá estão um argentino e uma brasileira nascidos nos anos vinte. Sem forçar a barra com analogias entre os dois países, a geração dos dois, os anos 60, etc. O curador sugere com sutil eloqüência que vale a pena pensar nesses dois juntos. E sutileza eloqüente é um artigo raro, não é mesmo?

Poesia Minha - Sobre o amor

William Adolphe Borguereau Dante e Virgílio no Inferno, 1850 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/70/William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Dante_And_Virgil_In_Hell_(1850).jpg/482px-William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Dante_And_Virgil_In_Hell_(1850).jpg [Esse poema está muito complicado. Ando dando voltas e voltas com ele há mais de um ano. Essa é uma versão ainda rascunho.] Sobre o amor Uma aura quase cheiro de desastre: olhos de gato, duros, amarelos, olhando pra mim, e o meu desejo inato de esconder pelo menos uma beirinha da verdade na manga do meu sapato, olhos me estudando, sóbrios, especuladores, com a atenção intensa e indiferente de um bebê (muito além desse sonoro peido humano que passa por audácia). E eu mal-acompanhado por um desses dessa tribo que mora na praia e come sardinha em lata, que me atira logo, cheio de certeza: “esse tipo ordinário aí eu conheço de longe, pelo cheiro.” Eu truco afiado e seco como um jacaré no sol: “caráter é caro

Grandes Profetas Brasileiros: Maio de 2002

Degradação do Judiciário DALMO DE ABREU DALLARI Nenhum Estado moderno pode ser considerado democrático e civilizado se não tiver um Poder Judiciário independente e imparcial, que tome por parâmetro máximo a Constituição e que tenha condições efetivas para impedir arbitrariedades e corrupção, assegurando, desse modo, os direitos consagrados nos dispositivos constitucionais. Sem o respeito aos direitos e aos órgãos e instituições encarregados de protegê-los, o que resta é a lei do mais forte, do mais atrevido, do mais astucioso, do mais oportunista, do mais demagogo, do mais distanciado da ética. Essas considerações, que apenas reproduzem e sintetizam o que tem sido afirmado e reafirmado por todos os teóricos do Estado democrático de Direito, são necessárias e oportunas em face da notícia de que o presidente da República, com afoiteza e imprudência muito estranhas, encaminhou ao Senado uma indicação para membro do Supremo Tribunal Federal, que pode ser considerada verdadeira de

Diário da Babilônia

Poster de campanha contra o consumo de bebidas alcoólicas nos EUA no começo do século XX fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE7sOz36hFV7BT4oEdRLYQwED3tqQXtFH8419immzl8CyRIVa7lmpDULowefyGy3U0lyCyeBbz4sfUUw0tOc1XmsTwtsCOimavjdzo6TZdw7bIG12Tnq2D0oo1bywaLVNbs9An/s400/temperance-movement.jpg Parto aqui de uma curta reflexão feita pelo escritor nicaragüense Sergio Ramírez sobre o anti-tabagismo para tentar entender o que parece um paradoxo inexplicável da cultura estadunidense. O puritanismo sempre julga o que é bom ou mal para a saúde em termos absolutos. Esse julgamento parte da oposição entre a necessidade e o prazer, separados de maneira radical. O cigarro, por exemplo, não “serve” para nada e vira portanto a encarnação do mal absoluto. Chegamos ao coração da cruzada contra o cigarro, a mesma fonte da cruzada que terminou na proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos de 1919 a 1933, chamada na época também de “Noble Experiment” – se alguém

Medo

[a campanha nacional do medo em marcha a revolução do medo da revolução a expropriação do medo o arrocho do medo as armadilhas do medo o medo instrumental instrumento do medo os combatentes do medo a copa do mundo do medo a libertação incondicional do medo extirpa elimina amputa expurga o medo os prisioneiros do medo a propaganda armada do medo as táticas e tarefas do medo as operações e missões do medo os modelos de ação do medo cultiva propaga alastra massifica o medo a frieza objetiva do medo consciente o medo das armas da luta de classes do medo o medo abre poder de fogo do medo contra os inimigos do medo o medo rápido e breve e preciso a pressão e as condições concretas do medo a lista de milagres econômicos do medo um ataque surpresa do medo o esquadrão do medo tiro e pontaria e fogo do medo a política e a polícia do medo vamos interrogar o medo com a audácia matemática do medo o êxito e o medo o êxodo e o medo a tortura e medo o eletro-choque do medo vamos enforcar o medo dando

Poesia Mexicana - Carlos Pellicer 3

fonte:http://sepiensa.org.mx/contenidos/l_novo/home/images/pellicerfoto_06.jpg Provavelmente foi um Pellicer assim, mais jovem, que sobrevoou a Guanabara em um avião de acrobacias em 1922… A última parte do poema sobre a Guanabara de Carlos Pellicer: TERCERA VEZ Desde el avión, la orquestra panorámica de Río de Janeiro se escucha en mi corazón. Desde la cumbre del Corcovado hasta las olas de Copacabana, la dicha es una simple distancia que ha pasado borrando fechas próximas con sus manos plateadas. Ataré mi existencia sideral A la divina roca del Pao de Azúcar Que ve nacer la aurora antes que el agua mar. El mar de Río de Janeiro es una antigua barcarola que está aprendiendo la ola leve de mi pensamiento. Guanabara su nombre. Guanabara, como una estrella que se alargara sobre el ritmo del momento. Ciudad naval, tus avenidas De orohidrográficos prodigios Anclan mis ojos en un aire de eternidades sin abismos. Tu mar y tu montaña - un puñadito de Andes y mil litros de Atlántico - , pas

Das oligarquias injustiçadas à imprensa imparcial, e daí de volta às oligarquias em um círculo perfeito

Só para confundir, uma foto de 2008 que encontrei na rede. http://kmspagu.files.wordpress.com/2009/03/jacksonroseana.jpg Tudo o que gostaria de dizer sobre o triste caso em que os Sarney derrubaram um governador por abuso do poder econômico no Maranhão se encontra no blogue do Idelber . Leiam e comprovem que informação não precisa ser “imparcial”; pelo contrário. Desconfio muito sempre que um meio de comunicação qualquer proclama sua imparcialidade, principalmente no Brasil. Para mim é a mesma coisa que uma família de oligarcas abusando do seu poder descomunal para cassar o mandato de um adversário por abuso do poder econômico.

Poesia Mexicana - Carlos Pellicer 2

Fonte: La Jornada. Carlos Pellicer en Zinancantepec, 1969 Foto: Raúl Anguiano Segunda parte do poema de Pellicer SEGUNDA VEZ Lo que me importa el mundo desde de la sombra eléctrica de un aeroplano. - Soy un poco de sol desnudo Libre de los pies y de las manos. Estoy, solamente, Estoy, nada más. El cielo en mi frente Cambiandome el mar. El motor que perfora el aire espeso Algo tiene de bólido y de toro. Pasamos muy cerca del queso de la luna matinal, leche y oro. Bajo las alas tensas, plásticas, La naturaleza es un proyecto acceptable, Las mujeres nunca han sido románticas Y la patria es continentizable. El mundo es una pobre cosa Llena de gustos yanquis y consideraciones. Mas desde el aeroplano se medita en la Gloria De unir banderas y cantar canciones. Se ve hasta el Polo Sur. (Naturalmente, con los anteojos de mis ojos.) en el idioma que

Poesia Mexicana - Carlos Pellicer

retrato de Pellicer por Oswaldo Guayasamin foto:http://www.correodelmaestro.com/anteriores/2003/noviembre/fotos/pellicer.jpg Carlos Pellicer era piloto amador e fez vôos acrobáticos na baía da Guanabara em 1922. Essa é a primeira parte de três do poema resultante: SUITE BRASILEIRA – Poemas aéreos PRIMERA VEZ Desde el avión, vi hacer piruetas a Río de Janeiro arriesgando el porvenir de sus puestas de sol. Se ponía de cabeza sin derramar su bahía. Y en la lotería de sus isletas ganaba y perdía. El cielo se llenaba de automóviles y de sombra a las 12 del día. El Pão de Açúcar era un espantapájaros soberbio, de lógica y fantasía. Las palmeras desnudas andaban de compras por la Rúa D'Ouvidor. De pronto la ciudad entró en espiral junto con el avión, lo mismo que 300 kilates de diamantes en el embudo de un buen corazón. Al bajar, tenía yo los ojos azules y agua de mar dentro del corazón.

Porque ninguém ouve falar sobre esse "El Sistema"?

Foto:http://www.el-sistema-film.com/gallery/projekt/streicher_EvaKinader.jpg 250.000 crianças e jovens venezuelanos de origem simples recebem educação musical clássica intensiva. A Venezuela conta hoje com mais de 100 orquestras juvenis e infantis. O homem responsável por isso se chama José Antonio Abreu, o criador da Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela mais conhecido como "El Sistema". Gustavo Dudamel, escolhido aos 28 anos para ser o maestro a Filarmônica de Los Angeles, é um nome respeitado e conhecido no mundo de música erudita e é a cara pública desse programa empolgante. O YouTube tem um pequeno documentário da TV inglesa e várias gravações interessantes de duas orquestras de jovens, a Simon Bolivar e a Teresa Carreno . No Brasil a gente costuma reclamar da maneira preconceituosa e negativa como o país é coberto pela imprensa do primeiro mundo. Eu só digo uma coisa: se alguém quer mesmo entender as motiva

Admirável mundo novo

Source: http://www.cinevent.com/images/cv199921.jpg Como diria Jorge Ben “deu no niuiórquitaimis” : um site de encontros chamado SeekingArrangement.com divide seu público em dois campos bem definidos: de um lado, Sugar Daddies , em geral quarentões e cinquentões, metade deles casados, todos mais ou menos cheios da nota; do outro lado, Sugar Babies , em geral mulheres entre 18 e 25 anos, todas em busca de “mentores”. A proporção é de 10 Sugar Babies para cada 1 Sugar Daddy disponível. Eu sei que muita gente deve estar pensando na profissão mais velha do mundo mas a tal reportagem, que acompanha alguns dos participantes desse mundo algo bizarro , mostra que a coisa é um pouco mais complicada. Só 30% dos arranjos feitos no tal site involvem uma mesada regular e a coisa não acaba necessariamente com um pagamento explícito em dinheiro corrente. Digo apenas que As histórias são mais interessantes do que eu imaginava quando vi a primeira página.

Machado de Assis em "D. Paula"

fonte:http://farm3.static.flickr.com/2213/1820414622_2108f2040b.jpg Reparem na dança de tempos verbais do primeiro parágrafo de “D. Paula” de Machado de Assis: “Não era possível chegar mais a ponto. D. Paula entrou na sala exatamente quando a sobrinha enxugava os olhos cansados de chorar. Compreende-se o assombro da tia. Entender-se-á também o da sobrinha, em se sabendo que D. Paula vive no alto da Tijuca, donde raras vezes desce; a última foi pelo Natal passado, e estamos em maio de 1882. Desceu ontem, à tarde, e foi para casa da irmã, Rua do Lavradio. Hoje, tão depressa almoçou, vestiu-se e correu a visitar a sobrinha. A primeira escrava que a viu, quis ir avisar a senhora, mas D. Paula ordenou-lhe que não, e foi pé ante pé, muito devagar, para impedir o rumor das saias, abriu a porta da sala de visitas, e entrou.” Passado nas duas primeiras sentenças, presente na segunda, futuro e presente de novo. “Estamos” em maio de 1882 [a história é publicada em 1884] e quando D. Paula veio v

Morreu o Amadeu

Menos um motivo para voltar para Belo Horizonte... A notícia saiu [para mim] no blogue do Ewerton :

Da série "Nóis é pobre mais adeverte": A Geração de 65

A Geração de 65 é das mais vigorosas do século, principalmente no que diz respeito à chamada lírica da solidão anabolizante, com uma busca incessante da experimentação estética em linhas arrojadas, porém eminentemente bucólicas. Foram publicados inicialmente nas páginas amarelas das revistas Broca, Espelho e, é claro, Klut – O Passado Condena; além do lendário caderno de cultura do jornal Folha de Montezuma dirigido na época por Eulálio Fagundes Feitosa e Júlia Jorge de Medeiros. Essa é uma geração marcada acima de tudo pelo desastre da desclassificação da seleção iugoslava nas eliminatórias para a Copa da Inglaterra e seu líder inconteste e figura mais importante é, sem dúvida, Xerxes Feitosa. Advogado, militante estudantil, jornalista e dono de uma academia de ginástica, Xerxes Feitosa teve em Largos Anéis, seu primeiro livro de poemas, um sucesso sem precedentes, tendo permanecido na lista dos mais vendidos do Vale por 33 semanas consecutivas. O sucesso descomunal de Largos Anéis ac

Inferno na terra: "Luvina" de Juan Rulfo

Foto tirada por Juan Rulfo Fonte: http://www.elangelcaido.org/2005/11/200511jrulfo/200511jrulfo.html “Mientras tanto, los viejos aguardan por ellos por el día de la muerte, sentados en sus puertas, con los brazos caídos, movidos sólo por esa gracia que es la gratitud del hijo... Solos, en aquella soledad de Luvina. “Un día traté de convencerlos de que se fueran a otro lugar, donde la tierra fuera buena. ‘¡Vámonos de aquí! —les dije—. No faltará modo de acomodarnos en alguna parte. El gobierno nos ayudará.’ “Ellos me oyeron, sin parpadear, mirándome desde el fondo de sus ojos, de los que sólo se asomaba una lucecita allá muy adentro. “—¿Dices que el gobierno nos ayudará, profesor? ¿Tú no conoces al gobierno? “Les dije que sí. “—También nosotros lo conocemos. Da esa casualidad. De lo que no sabemos nada es de la madre de gobierno. “Yo les dije que era la Patria. Ellos movieron la cabeza diciendo que no. Y se rieron. Fue la única vez que he visto reír a la gente de Luvina. Pelaron

Clarice Lispector: Milagre de Sábado

Francisco de Zurbarán: "Plato con limones, cesta con naranjas y una taza con una rosa" , 1633 Fonte: http://imagecache01a.allposters.com/images/pic/BRGPOD/209896%7EStill-Life-Posters.jpg Para uma reprodução maior e melhor: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Francisco_de_Zurbar%C3%A1n_063.jpg "[...] Tudo diante de nós. Tudo limpo do retorcido desejo humano. 'Tudo como é, não como quiséramos. Só existindo, e todo. Assim como existe um campo. Assim como as montanhas. Assim como homens e mulheres, e não nós, os ávidos. Assim como um sábado. Assim como apenas existe. Existe. Em nome de nada, era hora de comer. Em nome de ninguém, era bom. Sem nenhum sonho. E nós pouco a pouco a par do dia, pouco a pouco anonimizados, crescendo, maiores, à altura da vida possível. Então, como fidalgos camponeses, aceitamos a mesa. Não havia holocausto: aquilo tudo queria tanto ser comido quanto nós queríamos comê-lo. Nada guardando para o dia seguinte, ali mesmo ofereci o

Sempre Alerta!

Fonte:http://www.buzznet.com/groups/qotd/forum/topics/420801/qotd-feel-about-pledge-allegiance/ Não faz muito tempo escrevi aqui sobre meu desconforto com o fato do meu filho ter que jurar a bandeira americana diariamente na escola e com toda a cultura “épica/heróica/nacionalista” que prevalece nos Estados Unidos. Dizem que quando os americanos sairam do Vietnã os amigos estranharam porque o cartunista Henfil não demonstrou grande entusiasmo. Henfil explicou: “Estou é preocupado. E agora? Para onde é que eles vão?" Segue um breve resumo incompleto de 230 anos de guerra: 1775-1782 Guerras de independência 1810-1819 Gradual anexação da Flórida 1812 Inglaterra de novo 1813 Ilhas Marquesas [1a base naval no Pacífico] 1840-1841 Fiji e Samoa 1846-8 México 1852-1853 Marines na Argentina 1854 Bombardeio naval na Nicarágua 1855 Marines em Montevidéu 1857 Marines na Nicarágua 1859 Shanghai na China 1861-5 Guerra Civil 1890 – Intervenção na Argentina 1891 – Intervenção no Chile Intervençã

Dura Profecia

Borges imagina a si mesmo com 61 anos se encontrando consigo mesmo com 84 anos à beira da morte: "—Escribirás el libro con el que hemos soñado tanto tiempo. Hacia 1979 comprenderás que tu supuesta obra no es otra cosa que una serie de borradores, de borradores misceláneos, y cederás a la vana y supersticiosa tentación de escribir tu gran libro. La superstición que nos ha infligido el Fausto de Goethe, Salammbó, el Ulysses. Llené, increíblemente, muchas páginas. —Y al final comprendiste que habías fracasado. —Algo peor. Comprendí que era una obra maestra en el sentido más abrumador de la palabra. Mis buenas intenciones no habían pasado de las primeras páginas; en las otras estaban los laberintos, los cuchillos, el hombre que se cree una imagen, el reflejo que se cree verdadero, el tigre de las noches, las batallas que vuelven en la sangre, Juan Muraña ciego y fatal, la voz de Macedonio, la nave hecha con las uñas de

Sugestão: La escena de la memoria

http://www.fundacion.telefonica.com/at/tem/tem192.jpg Li Ana Peluso no La escena de la memoria e perpetrei essa filosofada de botequim: "Sobre Deus dizia Maimonides que atribuir quaisquer qualidades humanas [físicas ou mentais] a Ele é um ato de profundo narcisismo humano. Eu concordo com ele. Toda a vez que o ser humano fala de Deus acaba falando de si mesmo e do seu mundo. Nossa vida é um embate com o mundo, com os outros e conosco mesmo, um embate cheio de dor e sofrimento e de prazer e alegria. Mas com toda a nossa prepotência continuamos assistindo impotentes quando chega a tempestade e arranca tudo do chão. Somos dotados de livre arbítrio mas o mundo como é nos deixa impotentes frente a um destino onde não há senso de justiça [nem de injustiça; sejamos, pelo menos nós, um pouco mais justos]." Blogue bom [para mim] é assim: dá vontade de falar!

Poema meu: Kafka e Drummond

Revisei esse poema de cabo a rabo até ficar feliz com ele. Esse poema volta com a minha humilde convicção de que ele pode acabar me causando o mesmo desgosto de novo. Kafka e Drummond Ciego a las culpas, el destino puede ser despiadado con las mínimas distracciones. (…) A la realidad le gustan las simetrías y los leves anacronismos. Jorge Luis Borges, “Sur” Imagine No meio do caminho tinha uma pedra traduzido por um judeu da Hungria – um maluco de Budapeste diziam aqui – em 1939, quatro dias antes da Polônia começar a cair. Preso numa ilha margem no meio do rio Danúbio, condenado a construir com as mãos nuas um prédio de pedra, sempre demolido depois do último encaixe, o louco de Budapeste aproveita a pausa entre o arremate e a demolição, foge e vem parar no Brasil. Aqui pede ao poeta, funcionário de ferro e pedra, apenas um rastro, não importa que o guiasse pelo labirinto, os jardins da gripe, os bondes do tédio, as lojas do pranto do Estado Nov

Heróis e Zeros à Esquerda

Eu tenho a convicção de que não precisamos de heróis de qualquer espécie. Esclareço que acho que admirar alguém é diferente de transformar alguém em herói. Nem heróis literários eu tenho – admiração profunda por vários escritores, sim, mas ficar achando que fulano é gênio, é perfeito, é infalível, é vidente, é um santo, etc… como me disseram uma vez: “me incluam fora dessa”. Nessa história de criar heróis parece [pode ser preconceito meu, eu admito] que está implícito a idéia de uma admiração desmedida sem senso crítico. Babação de ovo não faz bem nem ao objeto babado, muito pelo contrário. Aliás se você reparar bem vai ver que é muito comum o elogio que esconde uma bomba, a famosa “faca de dois gumes”. Mas eu moro nos EUA, um país de um sentido quase obsessivamente épico da sua história e identidade, e portanto país de heróis, super heróis e congeners. E imagine meu horror quando escutei o professor do meu filho, então com seis anos, proclamar aos seus alunos cheio de convicção: "

Recordar é viver, principalmente no dia da mentira

foto:http://www.revistaforum.com.br/Imagens/Artigo/39541-2921FA3-C957F6BCEDE33C.jpg Hoje fazem 45 anos que aconteceu o golpe de primeiro de abril - o dia da mentira. Vamos a um pedaço do editorial do jornal O Globo do dia seguinte 02/04/1964 "Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas, que obedientes a seus chefes demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições." Nesse dia eu só desejo que nunca mais nos aconteça nada parecido com isso e principalmente que nunca mais aconteça isso como foi em 64, sem resistência.