Skip to main content

Posts

Showing posts from September, 2009

Resumo de novela brasileira - Sábado:

São todos convidados para a grande festa regada à pizza do Frôscolo’s: Adoração, Argentino, Aeronauta, Agrícola, Aleluia, Adegesto e o doutor Cafiaspirina, além da própria Abrilina, Aricléia, Anatalino, Asteróide e Bananéia. Em um momento de ternura exacerbada, entre beijos e abraços, Abrilina quase estende o convite para a festa a uns dois ou três da turma do Coronel Marimbondo. Ela pensa em convidar especificamente Antônio Testa, Jovino de Almeida e Amável da Costa, amigos de Militão de Souza, amor de infância de Abrilina. Ao final, Abrilina decide ser prudente e não arriscar terminar a festa sem sua fatia de pizza. Percilina nega a garrucha e Amazonino tem que se contentar com uma faca sorocabana. Amazonino decide visitar Darcília no hospital. Felicidade, vestida de enfermeira, coloca veneno no suco de goiaba de Darcília. Darcília sai do quarto para conversar com Amazonino e conta que está grávida. Dentro do quarto, Dosolina toma o suco de goiaba envenenado.

Resumo de novela brasileira - Sexta-feira:

Abrilina respira fundo e pede a Aricléia, Anatalino, Asteróide e Bananéia que liguem para a melhor pizzaria da cidade, Frôscolo’s, de propriedade de Benedito e Benigna Frôscolo, e mandem trazer seis dúzias de pizzas fresquinhas, de vários sabores. Benedito e Benigna vem entregar pessoalmente as pizzas. “Melhor um canalha imbecil da família do que outro, associado com Marimbondo Trindade e família”, diz Abrilina à sua irmã. Felicidade promete ajudar Danúbio. Felicidade e Danúbio se beijam. O doutor Tropicão adverte a Darcília que ela pode perder seu bebê. Preocupado, Amazonino pede uma garrucha a Percilina Santos.

Resumo de novela brasileira - Quinta-feira:

Notícias do piripaque do primo chegam à casa de Aricléia e Abrilina sente remorso; lembra-se de carta de seu pai, o velho coronel Carabino Trindade de Almeida, em que este pedia que ela tivesse paciência com os primos em nome da unidade da família, para não dar espaços aos seus inimigos, a família do coronel Marimbondo Trindade. Abrilina e Aricléia buscam a carta, guardada a 7 chaves na caixa de esmolas da capela da família, e a relêem com os olhos cheios de lágrimas. Com o rosto queimado de sopa, Danúbio foge pela janela jurando vingança. Darcília fica em estado de choque e é levada para o hospital por sua irmã, Dosolina Santos. Danúbio se esconde na fazenda de Hidráulico Oliveira, onde Felicidade Santos fica cuidando dos seus curativos.

Resumo de novela brasileira - Quarta-feira:

De volta à casa de Adoração, Aeronauta, Agrícola e Aleluia tentam acalmar Adegesto, que parece à beira de mais um ataque de coração. O doutor Cafiaspirina Cruz é chamado às pressas para atender Adegesto, com os nervos em pandarecos. Amazonino percebe a aproximação de Danúbio e joga-lhe um prato de sopa na sua cara. O delegado Necrotério e o cabo Praxedes chegam ao restaurante.

Resumo de novela brasileira - Terça-feira:

Abrilina está irredutível quanto à imbecilidade e canalhice de Adegesto e não quer nem ouvir os argumentos dos amigos de Adegesto. Aricléia dá todo o apoio à irmã e chama o vizinho da esquerda, Argentino de Jesus, que forma outra comissão, agora em prol de Abrilina. É uma comissão mista: dois homens (Anatalino Santos e Asteróide Barbosa) e uma mulher (Bananéia Oliveira de Jesus). Anatalino, Asteróide e Bananéia se encontram na casa de Argentino e conversam com Abrilina, coletando argumentos para a sustentação do caso. Todos acham que o confronto parece inevitável. Danúbio tira uma faca do bolso e avança em direção a Darcília e Amazonino. Benigna fica apavorada e chama a polícia.

Resumo de novela brasileira - Segunda-feira

Abrilina de Almeida sai de casa chamando seu primo, Adegesto Pataca, de canalha e imbecil. A vizinha da direita, Adoração Fonseca, toma as dores do amigo xingado e convoca os amigos mais próximos de Adegesto para uma reunião. Chegam três, Aeronauta Barata, Agrícola Fonseca e Aleluia Santos, que resolvem formar comissão e visitar Abrilina na casa da sua irmã, Aricléia. Danúbio Duarte recebe carta anônima revelando encontro entre Darcília Santos e Amazonino Barbosa. No restaurante de Benigna Frôscolo, Danúbio encontra Darcília aos beijos com Amazonino.

Diário da Babilônia

Garry Wills escreveu um artigo recente "Entangled Giant" sobre a forma como o governo dde Obama manteve quase intacta a sinistra estrutura de operações secretas e concentração de poder no executivo do governo Bush. Um pequeno exemplo, muito interessante para quem acha mesmo que vive nessa tal "Land of the Free": "The whole history of America since World War II caused an inertial transfer of power toward the executive branch. The monopoly on use of nuclear weaponry, the cult of the commander in chief, the worldwide network of military bases to maintain nuclear alert and supremacy, the secret intelligence agencies, the entire national security state, the classification and clearance systems, the expansion of state secrets, the withholding of evidence and information, the permanent emergency that has melded World War II with the cold war and the cold war with the 'war on terror'—all these make a vast and intricate structure that may not yield to effort at

Fenomenologia em Gotas

Quando fica alegre é por causa da cachaça; motivo mesmo não tem.

Lingüíçtica

Primeiro matam a língua com luvas de borracha, põem o corpo inerte na mesa, fazem incisões precisas esticam e medem centímetros, anotam dados nos cadernos de notas, abrem o coração frio e duro, tiram moldes em gesso dos vazios, nomeiam e numeram cada músculo despregado dos ossos preservado perfeito em gelo picado, serram o côco, tiram o miolo em quartos guardados em sacos plásticos selados e seriados, dissecam a matéria com a lupa, remontam no papel a estrutura, a matemática dos desejos, a álgebra das metáforas, a fisiologia das vontades. E quando chegam em casa, sabem que não fizeram nada.

Tom Tomorrow

Como contraponto ao ponto de vista de Bérubé, meu cartunista político favorito nos Estados Unidos, Tom Tomorrow, que me parece compartilhar comigo meu grande lema de vida: rir para não chorar]: PS. William Kristol existe e essas pérolas acima foram tiradas da sua coluna. Ele é filho de um conservador famoso e o parceiro dele [os dois tem uma revista conservadora, Weekly Standard], John Podorhetz, tem um pai, Norman Podorhetz, que é pior ainda: acabou de lançar um livro ridiculo chamado "Why are Jews Liberals?", um tratado furioso por causa do historico eleitoral dos judeus americanos [se dependesse do voto dos judeus os EUA nunca teriam eleito sequer um presidente republicano]. Dizem que os conservadores americanos dizem, em desespero que “Jews earn like Episcopalians and vote like Puerto Ricans.” Uma resenha excelente desse livro apareceu no NYT semana passada, acho. Reproduzo um parágrafo que eu achei particularmente bem escrito: "Its author has a completely axiomatic

O Outro

Michael Bérubé escreveu sobre os problemas do campo dos Estudos Culturais na academia nos Estados Unidos, sempre com o horizonte de comparação na Inglaterra. O artigo é interessante e o que mais me chamou a atenção foram essas duas passagens em que ele lida com um dilema fundamental em vários campos, inclusive na literatura de ficção: como realmente compreender uma crença qualquer radicalmente oposta à sua, como olhar de fato para o outro - o outro mesmo, não o outro que parece com a gente. (…) much of the American academic left continues to subscribe to the "manufacturing consent" model, in which people are led to misidentify their real interests by the machinations of the corporate mass media. The point to be made in response is not that corporate mass media don't dupe people; on the contrary, they do it every day. The point, rather, is that work like Hall's on the ideological underpinnings of deregulation and privatization under Thatcher (which he called "auth

Make it new

http://www.media.desicolours.com/2009/march/egg-shell-art-01.jpg Os leitores vão acabar? Talvez. Mas os escritores não. Rubem Fonseca Um novo ovo choco parido do labirinto de espelhos do poeta completa mente concreta mente só, posto no ninho frio dum livro nunca lido aconchegado completa mente concreta mente debaixo da sutil coberta de pó, espera, no fundo do armário jogado no sótão trancado da casa vazia no bairro abandonado, paciente mente concreta mente pelo seu primeiro leitor só.

Glossário útil para compreender o maravilhoso mundo moderno 7 - Povo

imagem: http://www.platinumfmd.com.br/portfolio/ilustra/images/polvo.jpg Povo: molusco cefalópode dotado de oito tentáculos recobertos de ventosas, muito apreciado como ingrediente em arroz de festa em eventos cívico-festivos; mas não se esqueça: esse ser marinho é basicamente inflamável e potencialmente explosivo.

Na vanguarda do inferno

Arnold Asrelsky fez esse comentário preciso da atual situação da academia Americana em sua reação justamente indignada a mais um ataque ao sistema de estabilidade chamado “tenure” no Chronicle of Higher Education: “Ever since administrators discovered that hiring adjuncts 'works,' they have created a revolution on campuses throughout America where 60-70% of humanities classrooms are taught by peons with absolutely no say in the running of 'their' colleges and universities. To make anything approaching a living wage, they must seek positions at a number of institutions that treat them all as interchangeable parts. Most have few or no health benefits, nothing approaching job security and the risk, I believe, of breakdown and burnout after years of employment conditions that replicate those of seasonal and migrant workers or the old industrial shape-up.” [http://chronicle.com/article/Rethinking-Tenure-for-the-N/48262/] Não coloco aqui o comentário inteiro porque o resto de

Glossário útil para compreender o maravilhoso mundo moderno 6 - Indústria Nacional, Bolsa de Valores e Sistema Financeiro

Indústria Nacional: clube fechado onde gordos e magros de gravata brincam de boneca com gente de verdade. Bolsa de Valores: mercado-persa de inspiração anglo-saxã onde jovens ficam grisalhos ou carecas brincando com o dinheiro suspeito de velhos grisalhos ou carecas. Sistema Financeiro: almoço íntimo entre vampiros de terno e gravata, no qual se bebe o sangue e se come o fígado de qualquer cristo que passe pela frente.

Glossário útil para compreender o maravilhoso mundo moderno 5 - Mídia

imagem: http://aideiadenaoterideia.files.wordpress.com/2009/03/20080617_midia-livre3.jpg Mídia: o quarto poder, ou o poder no quarto; produtor de verdades embaladas à vácuo desidratadas e dissolvidas em vários cores e formatos, sempre com segundas intenções e frequentemente com validade vencida.

Glossário útil para compreender o maravilhoso mundo moderno 4 - Estado

Estado: loteamento privado altamente volátil, um mito de origens européias transformado no calor dos trópicos americanos em ficção científica 100% nativa.

Glossário útil para compreender o maravilhoso mundo moderno 3 - Congresso

Imagem: gravura de José Guadalupe Posadas Congresso Nacional: um grupo muito sério de pessoas muito sérias com assuntos muito sérios para perder tempo com você.