O www.politifact.com é um site muito interessante mantido por um jornal regional, da cidade de São Petersburgo na Flórida. A premissa é muito simples: declarações de políticos e de comentaristas da mídia são checadas pelo site que então classifica a declaração como verdadeira, verdadeira na maior parte, uma meia-verdade etc. Uma mentira deslavada ganha o nome de “Pants on Fire” [uma rima infantil muito comum que as crianças usam quando acusam alguém de mentiroso, dizendo “liar, liar / pants on fire”].
O troféu da “mentira do ano” do politifact.com vai para a mentira mais deslavada de todas no ano, de acordo com os leitores e os jornalistas do site. Em 2009 ganhou, com grande merecimento, a seguinte lorota da ex-governadora do Alaska e ex-candidata a vice-presidente Sarah Palin. No dia 7 de agosto, três semanas depois que a reforma do sistema de saúde chegou ao congresso, Sarah Palin disse que o governo de Obama iria criar “death panels”, grupos de burocratas que iriam resolver se os idosos e deficientes físicos deveriam receber tratamento medico de acordo com seu nível de produtividade para a sociedade. No original, saído do facebook de Sarah Palin:
The America I know and love is not one in which my parents or my baby with Down Syndrome will have to stand in front of Obama's ‘death panel' so his bureaucrats can decide, based on a subjective judgment of their ‘level of productivity in society,' whether they are worthy of health care. Such a system is downright evil."
A mentira deslavada do ano não ganha por ser mais mentirosa que outras mentiras deslavadas, mas pela impressionante repercussão que essa mentira conseguiu no país, a ponto de ter sido negada publicamente inúmeras vezes, até por Obama em pessoa. Muita gente aliás deve continuar acreditando nessa lorota até hoje...
O site tem, por exemplo, um acompanhamento detalhado de todas as promessas de campanha de Obama, comparando as declarações daquela época com as ações concretas do governo. Já imaginou se um site desse aparecesse no Brasil? Não seria uma boa, principalmente em ano de eleições?
Comments
no brasil nem é preciso desmentir ninguém, não é tudo tão descarado?
falando no assunto, às vezes tenho dúvidas sobre o espaço que há nos jornais p/ denúncia de corrupção, manobras políticas, etc.
às vezes penso que isso serve como uma autoflagelação nacional, que pouco serve pra melhorar as coisas de fato.
mas tenho dúvidas sobre essa opinião.
Os problemas de corrupção do Brasil não são maiores que os de vários outros países. Nos últimos dez anos políticos importantes de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Israel, Inglaterra, Japão, Coréia, Filipinas, Estados Unidos, México, Argentina e Peru estiveram envolvidos em grandes escândalos para brasileiro nenhum botar defeito.