La regla según la cual los dossiers secretos no deben contener más que noticias ya conocidas es esencial para la dinámica de los servicios secretos, y no únicamente los de este siglo. Si va usted a una librería consagrada a publicaciones esotéricas, verá que cada obra repite (sobre el Grial, el misterio de Rennes-le-Château, los Templarios o los Rosacruces) exactamente lo mismo que dicen las obras anteriores. No se trata únicamente de que el autor de textos ocultos sea reacio a embarcarse en nuevas investigaciones (o que no sepa dónde buscar información sobre lo inexistente), sino de que quienes se consagran al ocultismo sólo creen aquello que ya saben, aquello que les confirma lo que ya les habían dicho."
O texto completo está aqui.
Comments
Bom Ano Novo pra ti e família!
Eu quando li isso me lembrei de umas comunicações escritas por Guimarães Rosa no serviço diplomático que foram publicadas em livro. A impressão que eu tive era a mesma. O cara lia os jornais da semana no país em que estava e aí escrevia seu relatório. Acho que antes da internet isso ainda fazia sentido - o conteúdo dos jornais estrangeiros não eram acessíveis como hoje em dia, mas era tudo um troço muito superficial, principalmente se a gente compara com a obra do GR. Digamos que ele fez muito bem em escolher a ficção...
Lembro de uma história, sem detalhes, acho que sobre ele: um presidente assume o governo e percebe que o grande escritor tem um cargo medíocre na diplomacia. Então oferece a ele uma promoção, uma chefia. Ele recusa: não, seu presidente! Assim eu precisaria trabalhar!