Notas sobre viver numa teocracia:
1. Em 2024 o superintendente das escolas públicas de Oklahoma (cargo eleito diretamente) lançou um projeto em que cada sala de aula de todas as escolas públicas teria uma cópia da Bíblia e dos dez mandamentos e todas as turmas a partir da quinta série teriam que incorporar em suas aulas o estudo da Bíblia.
2. Alguns meses depois o mesmo Ryan Walters anunciou que professores vindos de estados "esquerdistas" teriam que fazer uma prova "anti-woke" para verificar se eles não teriam valores anti-cristãos. O salário dos professores em Oklahoma está entre os piores dos Estados Unidos e a educação é considerada a pior do país.
3. Agora em janeiro de 2026, O condado de Cleveland inaugura um baita "In God We Trust" na fachada da câmara.
4. A cidade de Norman, onde moro, tem 131 mil habitantes e 130 igrejas. Desde mega-igrejas até as tradicionais passando pelas pequenas. A cidade também tem a sua mesquita, mas o pedido de autorização para expandir a mesquita é considerado "polêmico" por alguns. Outras cidades de Oklahoma (Tulsa e Broken Arrow) negaram permissão para a construção ou expansão de mesquitas.
5. Em 2025, uma aluna da universidade, num trabalho de escola sobre bullying, escreveu sobre como os papéis de gênero são determinações divinas e pessoas trans são abominações. A instrutora [uma mulher trans] disse que ela não escreveu o que o trabalho pedia [citou apenas a Bíblia] e deu-lhe um zero. A moça fez um escarcéu midiático. Ganhou uma medalha de defensora da liberdade de expressão do governador. A instrutora foi afastada e acusada de discriminação religiosa.

Comments