Era uma vez um jovem compositor chamado Steve Reich brincando com fitas magnéticas no começo dos anos 60. Ele começa a tocar duas ao mesmo tempo e se maravilha com as pequenas diferenças entre duas gravações de uma voz humana, pequenos desencontros que crescem e eventualmente se reencontram em estranhas abstrações sonoras, hipnóticas, maquinais. Ele chama esses micro-encontros/desencontros de "phasing". "Come Out" é uma das composições mais famosas do período, de 1966:
Os anos passam e Reich parece que começa a se sentir sufocado no meio de tanta máquina e tanto fio e tanta fita. Ele começa então a compor música para instrumentos convencionais operados por músicos, mas com a ideia "... transformar as fantasias da máquina em eventos humanos" [o caderno de notas de Steve Reich]. Daí vem as "Fases" como a que está no vídeo abaixo. "Violin Fase" é de 1967:
Reich passou um tempo longe das máquinas e mesmo quando voltou a elas, o fez com uma certa parcimônia, a mesma parcimônia com que ele sugere que nós todos aproveitemos o Sabbath para, no cair da noite de sexta-feira, desligar a parafernalha eletrônica - inclusive aquela que nos liga agora, querido leitor, e nos permite ouvir essa música tão difícil tão facilmente, e permanecer "desligado" até o cair da noite seguinte. E seguir respirando, puxando ar para dentro e expelindo ar para fora, como máquinas.
Os anos passam e Reich parece que começa a se sentir sufocado no meio de tanta máquina e tanto fio e tanta fita. Ele começa então a compor música para instrumentos convencionais operados por músicos, mas com a ideia "... transformar as fantasias da máquina em eventos humanos" [o caderno de notas de Steve Reich]. Daí vem as "Fases" como a que está no vídeo abaixo. "Violin Fase" é de 1967:
Reich passou um tempo longe das máquinas e mesmo quando voltou a elas, o fez com uma certa parcimônia, a mesma parcimônia com que ele sugere que nós todos aproveitemos o Sabbath para, no cair da noite de sexta-feira, desligar a parafernalha eletrônica - inclusive aquela que nos liga agora, querido leitor, e nos permite ouvir essa música tão difícil tão facilmente, e permanecer "desligado" até o cair da noite seguinte. E seguir respirando, puxando ar para dentro e expelindo ar para fora, como máquinas.
Comments