Os Ramos
Mas seriam os dois filhos do Cacique nascidos em Olaria que alçariam aos píncaros da glória a vetusta família, sendo hoje conhecidos como “Os Imperadores da Lapa”: são eles Tony Ramos, o “Grelo Falante”, e Lázaro Ramos, o “Madame Satã”. Tragicamente o Cacique não viveu o bastante para ver o êxito extraordinário dos seus dois filhos mais jovens, morrendo de febre aftosa pouco antes da transferência da soberania nacional de Portugal para a Inglaterra e da construção da Estrada de Ferro Leopoldina.
A família tem ainda [permita-me o trocadilho acidental] outro ramo no Brasil. Celso Ramos, primo torto de Nereu, foi parar em Santa Catarina, atraído pelas potocas do irmão Cacique e suas belas fotos da praia e do carnaval açoriano de Florianópolis. Apesar das praias infestadas de argentinos, Celso Ramos adaptou-se logo ao clima temperado e casou-se duas vezes, primeiro com Helena [grande atriz dramática do cinema nacional] e depois com Lucy [atriz/modelo quase como a sua tia ilustre Condessa]. César teve com as duas esposas três lindos e talentosos filhos: Mauro Ramos, que ganhou duas Copas do Mundo [58 e 62, esta última como capitão da equipe], Arthur Ramos, biógrafo ilustre de seus primos Grelo e Satã, e ainda Ofélia Ramos, cozinheira de mão cheia e cabeleira formidável, mãe por sua vez de Saulo e Samuel Ramos, ambos filósofos sertanejos de extração Kantiana.
PS. Malditos cogumelos! Fui imitado na vida real pelos caso dos dois Daniel Dantas...
Comments
- - -
Lembra a musiquinha da árvore da montanha? "Nessa árvore tinha um ramo, oh que ramo, belo ramo, aiaiai que amor de ramo. O ramo no galho, o galho na árvore, e a árvore na montanha, larará..."