Desde então pôde ainda o amor conservar-se
vago, contemplativo e sem objecto determinado; mas existe. Logo que fôr
conhecido, os paes não devem desprezar cousa alguma para dirigil-o ou
nullifical-o. Primeiramente prohibir a leitura de romances, cujo effeito é
darem pabulo ao fogo que se receia. Mais de uma vêz, n'estas circumstancias,
escolhe a imaginação em vez do coração, e Rousseau nos fala de uma menina que
estava a ponto de ser victima de sua paixão pelas perfeições de Telemaco.
Privar a vista de painéis e espectaculos licenciosos, evitar termos equívocos
sobre certos objectos melindrosos, é o que convém; porque a curiosidade dos
adolescentes é extrema. Occupai-lhes o corpo e o espirito alternadamente; então
chegará um profundo somno, e o coração não occupará na existência senão a parte
conveniente.
Monteiro Lobato conta em "O engraçado arrependido" a história trágica de um homem que não consegue se livrar do papel de palhaço da cidade, papel que interpretou com maestria durante 32 anos na sua cidade interiorana. Pontes é um artista, um gênio da comédia e por motives de espaço coloco aqui só o miolo da introdução em que o narrador descreve o ser humano como “o animal que ri” e descreve a arte do protagonista: "Em todos os gestos e modos, como no andar, no ler, no comer, nas ações mais triviais da vida, o raio do homem diferençava-se dos demais no sentido de amolecá-los prodigiosamente. E chegou a ponto de que escusava abrir a boca ou esboçar um gesto para que se torcesse em risos a humanidade. Bastava sua presença. Mal o avistavam, já as caras refloriam; se fazia um gesto, espirravam risos; se abria a boca, espigaitavam-se uns, outros afrouxavam os coses, terceiros desabotoavam os coletes. E se entreabria o bico, Nossa Senhora! eram cascalhadas, eram rinchavelhos, e...
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