Essas
comédias de grande sucesso de público expressam e ao mesmo tempo reiteram a atual normalização da
sexualidade neurótica na cultura masculina contemporânea, como se a melhor
reação possível à emergência do sujeito feminino fosse permanecer ou retornar
ao estado da sexualidade infantil. É como se esses filmes lamentassem
inconscientemente a morte do grande patriarca e tentassem substituí-lo pelo puer aeternus, transformando assim o
núcleo familiar num gentil matriarcado onde o marido é um filho mais velho. As matriarcas
caricaturadas também ficam então à beira de um ataque de nervos sob a pressão
extraordinária de satisfazer as fantasias edipianas impossíveis de seus
parceiros infantilizados de levar para cama máquinas sexuais que cuidam deles o
resto do dia.
Todas as cartas de amor são Ridículas. Álvaro Campos O Tietê é mais sujo que o ribeirão que corre minha aldeia, mas o Tietê não é mais sujo que o ribeirão que corre minha aldeia porque não corre minha aldeia. Poucos sabem para onde vai e donde vem o ribeirão da minha aldeia,
que pertence a menos gente
mas nem por isso é mais livre ou menos sujo. O ribeirão da minha aldeia
foi sepultado num túmulo de pedra para não ferir os olhos nem molhar os inventários da implacável boa gente da minha aldeia, mas, para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
a memória é o que há para além do riberão da minha aldeia e é a fortuna daqueles que a sabem encontrar. Não penso em mais nada na miséria desse inverno gelado estou agora de novo em pé sobre o ribeirão da minha aldeia.
Comments
O curioso é que ele conta uma história (própria) de superação - não era levado a sério como roteirista de longas (antes fez Didi e Zorra Total), os temas das suas comédias eram considerados sem interesse pelos produtores, os atores escolhidos como protagonistas também eram considerados sem potencial de destaque.
Ou seja, por incrível que pareça, ele propôs histórias que não foram consideradas "fáceis" pelos produtores.