Essas
comédias de grande sucesso de público expressam e ao mesmo tempo reiteram a atual normalização da
sexualidade neurótica na cultura masculina contemporânea, como se a melhor
reação possível à emergência do sujeito feminino fosse permanecer ou retornar
ao estado da sexualidade infantil. É como se esses filmes lamentassem
inconscientemente a morte do grande patriarca e tentassem substituí-lo pelo puer aeternus, transformando assim o
núcleo familiar num gentil matriarcado onde o marido é um filho mais velho. As matriarcas
caricaturadas também ficam então à beira de um ataque de nervos sob a pressão
extraordinária de satisfazer as fantasias edipianas impossíveis de seus
parceiros infantilizados de levar para cama máquinas sexuais que cuidam deles o
resto do dia.
Monteiro Lobato conta em "O engraçado arrependido" a história trágica de um homem que não consegue se livrar do papel de palhaço da cidade, papel que interpretou com maestria durante 32 anos na sua cidade interiorana. Pontes é um artista, um gênio da comédia e por motives de espaço coloco aqui só o miolo da introdução em que o narrador descreve o ser humano como “o animal que ri” e descreve a arte do protagonista: "Em todos os gestos e modos, como no andar, no ler, no comer, nas ações mais triviais da vida, o raio do homem diferençava-se dos demais no sentido de amolecá-los prodigiosamente. E chegou a ponto de que escusava abrir a boca ou esboçar um gesto para que se torcesse em risos a humanidade. Bastava sua presença. Mal o avistavam, já as caras refloriam; se fazia um gesto, espirravam risos; se abria a boca, espigaitavam-se uns, outros afrouxavam os coses, terceiros desabotoavam os coletes. E se entreabria o bico, Nossa Senhora! eram cascalhadas, eram rinchavelhos, e
Comments
O curioso é que ele conta uma história (própria) de superação - não era levado a sério como roteirista de longas (antes fez Didi e Zorra Total), os temas das suas comédias eram considerados sem interesse pelos produtores, os atores escolhidos como protagonistas também eram considerados sem potencial de destaque.
Ou seja, por incrível que pareça, ele propôs histórias que não foram consideradas "fáceis" pelos produtores.