Nessas comédias
de grande sucesso o protagonista branco macho é um sujeito em fuga, fugindo dos
confrontos do casamento e da responsabilidade e resistindo às exigências da
vida adulta. As estratégias de evasão dessa vida adulta determinam temas e
forma desse cinema “meninão,” no qual abundam relação homoeróticas [superficialmente
assexuadas]. É bastante comum que essas comédias terminem melancolicamente,
forçando os comediantes meninões a aceitar, com relutância, o casamento e a
paternidade. Como consolo os filmes propõem a possibilidade do contrabando de
certos comportamentos e afetos adolescentes ou mesmo pré-adolescentes para
dentro dos relacionamentos com personagens femininas que assumem os
estereótipos de esposas pacientes e mães gentis. A melancolia vem da obrigação
de aceitar valores familiares tradicionais depois de passar 90 minutos
afirmando enfaticamente que a verdadeira felicidade se encontra num estado permanente de retardamento emocional.
Texto escrito originalmente em inglês para uma aula, que chamo de "Homens à beira de um ataque de nervos," no meu curso sobre cinema contemporâneo.
Texto escrito originalmente em inglês para uma aula, que chamo de "Homens à beira de um ataque de nervos," no meu curso sobre cinema contemporâneo.
Comments
sem querer te explorar, mas já explorando... tem como cê me mandar a lista do referencial teórico (ou o programa da disciplina)?
fiquei curioso com a proposta
:)
abração
:)