Existe uma Monterey [assim, com um r só] na Califórnia. É uma cidade com um passado industrial já bem remoto, hoje aprazível. As fábricas foram transformadas em hotéis ou galerias de lojas e o aluguel de um apartamento de um quarto não sai por menos de dois mil dólares por mês.
Uns 12 quilômetros ao norte de Monterey está uma comunidade bem menos conhecida: o Vale do Pájaro, construída próxima a um rio de mesmo nome. Com o dinheiro do aluguel de um apartamento de um quarto em Monterey dá para alugar uma casa inteira em Pájaro. Lá moram os cozinheiros, camareiros, faxineiros, porteiros, caixas, atendentes, jardineiros, pedreiros, carpinteiros e pintores de paredes que trabalham em Monterey além de trabalhadores das várias fazendas da área. Praticamente quase todo mundo fala espanhol em Pájaro.
Desde de os anos 60 todo mundo sabe que o sistema de barragens do rio não é adequado, mas não há "vontade política" de investir nesse terceiro mundo do primeiro mundo entre os turistas de Monterey e os surfistas de Santa Cruz. Desde janeiro deste ano, o estado da Califórnia tem sido castigado por chuvas torrenciais. Pájaro vive alagada. Muitos moradores não tem para onde ir ou tem medo de terem suas casas depredadas se as abandonarem.
Comments