Friday, December 16, 2005

Certificado de Impunidade

Um conto(?) antigo que de repente ficou novo de novo. Dedico esse texto ao Romeu Queiroz e aos seus padrinhos, Aecio Neves e Walfrido Maresguia.

Certificado de Impunidade

Nós não medimos esforços no sentido de promover um ambiente o mais propício possível ao desenvolvimento aqui do nosso município. É nesse sentido que temos lançado uma série de políticas públicas e medidas administrativas para simplificar, agilizar, otimizar e desburocratizar os processos, sempre priorizando a transparência em um ambiente propício ao fomento dos mais diversos empreendimentos, buscando uma máxima diversificação dentro das nossas potencialidades e das nossas vocações naturais.
E agora estamos aqui para anunciar que a nossa prefeitura mais uma vez sai na frente e tem o orgulho de ser pioneira na aplicação de uma idéia que, com toda a certeza, logo se espalhará por todo o país: o Certificado de Impunidade®.
Como quase todas as grandes idéias, nosso Certificado de Impunidade® surgiu de uma constatação muito simples: ano após ano fortunas dos cofres públicos são gastas empregando recursos e pessoal qualificado na tentativa de levar ao tribunal, julgar e condenar certos indivíduos sem qualquer sucesso. Um verdadeiro exército de policiais, investigadores, promotores, juízes, programas de proteção a testemunhas, celas especiais para pessoas com diplomas do terceiro grau e uma imensa estrutura burocrática que drenam os recursos públicos sem qualquer retorno, financeiro ou social. Esses são recursos que poderiam ser utilizados no fomento ao desenvolvimento e no cumprimento das prerrogativas básicas do estado. Casos e mais casos notórios sempre terminam sem qualquer resultado prático: no máximo um punhado de reputações levemente arranhadas, coisa que o tempo trata logo de apagar e um rombo cada vez maior nas contas públicas.
Com o nosso Certificado de Impunidade® todo esse processo dispendioso e desgastante acaba e, melhor ainda, ganhamos uma nova fonte de arrecadação de recursos com a venda desse produto no mercado de ações, lojas de conveniência, shopping centers e internet. Depois de um processo simples, rápido e seguro, obedecendo a critérios estritamente técnicos, qualquer um pode, sem maiores aborrecimentos, receber seu Certificado de Impunidade® em casa pelo correio. Assim os casos de corrupção ativa e passiva, trabalho escravo, pistolagem, estelionato, fraude, desvio de recursos e tantos outros que sempre houve, há e haverá no nosso lindo paraíso tropical poderão estar à vista de todos, executados com máxima transparência e custo mínimo. Livres dos entraves burocráticos que atrasam e às vezes até paralisam o empreendedor e/ou empresário, nosso município e, logo, todo o país, estarão prontos para crescer com solidez e estabilidade social, uma vez que todo o aparato legal poderá dedicar-se em tempo integral àqueles crimes que chamamos de alta punibilidade, tais como prostituição autônoma, pequeno varejo de drogas, batedores de carteira, cambistas e falsos mendigos e aleijados. Esses são os delitos que comprovadamente mais irritam e incomodam o cidadão comum no seu dia-a-dia, espalhando um senso de desrespeito às leis que põe em risco nossa paz social.

1 comment:

Anonymous said...

Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.