Quer ler algo relevante vindo da universidade, algo que seja inteligente e contundente sem ser hermético e bruto? Recomendo ler o que escreve Fábio Durão, professor da UNICAMP. Além de livros muito bons como Fragmentos Reunidos e TEORIA (LITERARIA) AMERICANA: UMA INTRODUÇAO CRITICA, vários dos seus artigos estão disponíveis na página dele no saite Academia. Eis dois trechos de dois desses artigos:
"Quem usa o conceito de Bildung como se ele estivesse disponível, como se ele pudesse ser usado agora, vai estar cometendo um erro sério, um erro que na área de Letras é muito fácil de ser cometido, e que se refere à cegueira em relação ao novo. [...] Pois bem, qualquer abordagem da questão da formação, tem assim que reconhecer a natureza eminentemente antiquada dessa problemática. Daí a minha tese, de que o problema da Bildung não tem nenhuma atualidade hoje. Tudo aquilo que a formação indica (conhecimento, uma subjetividade forte para poder discernir e criticar, instituições capazes de transmitir uma tradição educativa viva) – tudo isso já está há muito tempo fora de questão, morto. E só não vê isso quem não quer, ou não tem coragem."
De "Sobre a relevância dos estudos literários hoje"
"Embora não haja imbecilidade sem pessoas, não são elas que, a rigor, a criam, porque, é óbvio, a criação de algo requer alguma espécie de inteligência. A burrice é mais produtivamente abordada, não como resultado das ações da pessoa, mas como estrutura, um dispositivo subjetivador; nesse sentido, ela pode estar entranhada nas instituições, pois, como pelo menos já desde Althusser (1995) sabemos, estas transformam indivíduos em sujeitos."
De "Burrice acadêmico-literária brasileira".
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"Quem usa o conceito de Bildung como se ele estivesse disponível, como se ele pudesse ser usado agora, vai estar cometendo um erro sério, um erro que na área de Letras é muito fácil de ser cometido, e que se refere à cegueira em relação ao novo. [...] Pois bem, qualquer abordagem da questão da formação, tem assim que reconhecer a natureza eminentemente antiquada dessa problemática. Daí a minha tese, de que o problema da Bildung não tem nenhuma atualidade hoje. Tudo aquilo que a formação indica (conhecimento, uma subjetividade forte para poder discernir e criticar, instituições capazes de transmitir uma tradição educativa viva) – tudo isso já está há muito tempo fora de questão, morto. E só não vê isso quem não quer, ou não tem coragem."
De "Sobre a relevância dos estudos literários hoje"
"Embora não haja imbecilidade sem pessoas, não são elas que, a rigor, a criam, porque, é óbvio, a criação de algo requer alguma espécie de inteligência. A burrice é mais produtivamente abordada, não como resultado das ações da pessoa, mas como estrutura, um dispositivo subjetivador; nesse sentido, ela pode estar entranhada nas instituições, pois, como pelo menos já desde Althusser (1995) sabemos, estas transformam indivíduos em sujeitos."
De "Burrice acadêmico-literária brasileira".
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