Skip to main content

Coronga blues no mês do desgosto

 Depois de um mês de trabalho árduo, estou na página 94 da seção principal do meu novo livro, que já conta com bem mais de 300 páginas no seu projeto original. A que custo! Acabei me enterrando numa terrível depressão da qual estou tentando sair desesperadamente antes que o semestre comece. Porque depressão para mim significa ter dificuldade de ir numa loja e falar com um vendedor antes de comprar alguma coisa ou de responder a uma mensagem rotineira qualquer. Então imaginem só eu entrando na marra numa sala de aula nesse estado. Tenho uma vontade tremenda de chutar tudo e me enterrar na cama que não pode acontecer. E assim vivo alternando noites de insônia que acabam às 6:30 da manhã com longos sonos de 16 horas cheios de pesadelos aborrecidos. 

Mas terá mesmo sido o maldito livro que não acaba o culpado? Ou terá sido não ter ido [de novo] ao Brasil e assim conviver com a ideia da morte da minha mãe e dos meus laços com o lugar onde eu nasci e cresci. Terá sido a insuportável burocracia acadêmica tão burra e o desinteresse generalizado por literatura e artes, quando não o desprezo por tudo o que eu mais prezo? Terá sido a maldita poison ivy e os mosquitos sanguinários do verão dos Estados Unidos que me confinaram duas semanas dentro de casa com os braços sangrando e ainda coçando e fazendo e desfazendo bolhas em carne viva? Terá sido o insuportável Brasil de Bolsonaro, essa enorme cloaca imbecil de onde só sai o pior do pior? Terá sido a insanidade de viver, enquanto isso, num país em que as vacinas abundam mas quase 40% da população diz "não, obrigado; não vou me vacinar e nem vou usar máscaras" e vamos aqui e lá morrendo e morrendo e sofrendo endividados com gastos médicos loucos? Terá sido o medo de estar com câncer? Terá sido o serviço médico que é um lixo em todos os sentidos e me faz esperar quase um ano por resultados? Terá sido simplesmente o nível da substância X ou Y que insiste em ficar baixo mesmo com um consumo diário de remédios que os outros me dizem que eu vou ter que tomar o resto da vida para continuar sendo "produtivo"?

Eu não sei o que é que me trouxe até aqui. Não consigo responder satisfatoriamente a essa pergunta. Não consigo resolver nem se um fator é mais importante que o outro. Sei que qualquer psicólogo mequetrefe diria que esse meu não saber é também apenas sintoma da doença que habita dentro de mim feito um hóspede indesejado que não vai embora. 

Bom, fé no citalopran [que eu não tomei hoje] e vamos seguir em frente. Escrevendo, estudando, trabalhando, cozinhando e lavando roupa.


Comments

Eu te entendo.
Meu caro, espero que a gente ainda possa tomar uma cerveja em BH-Brasil e que esse bando de loucos volte para o buraco de onde saíram. Abraço!
Paulo said…
Eu estou precisando me aposentar e ir criar galinhas no meio do mato.
Diego said…
Oi Paulo, vejo que muitos estamos em situação parecida com a que você descreveu – sofrer pra falar com vendedores é algo que conheço bem; e também com dificuldade em saber as causas, embora desconfiando de muitas. Resta enviar mutuamente os melhores desejos buscar espaços onde ainda se possa florecer. Curioso pelo novo livro! Abraços
Paulo said…
Obrigado, Diego. Está ficando bem interessante. Espero que tenha editora e depois leitores!

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema