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Três versões de Gracias a la vida

Todo mundo conhece a gravação de Mercedes Sosa para "Gracias a la vida", para mim a canção mais maravilhosa de Violeta Parra:



Nessa gravação a voz aveludada da cantora argentina está no seu melhor e o acompanhamento ao violão é simples mas muito bem feito. Na segunda metade, o violão explicita a cueca [ritmo chileno/boliviano] da canção. Na voz de Mercedes Sosa "Gracias a la vida" é uma canção de amor quase derramada.

Há pelo menos duas versões de "Gracias a la vida" que eu acho superiores, ainda que bem menos conhecidas.

Chavela Vargas faz com que a canção seja sua [ou seja, mexicana], com aquela mistura inigualável de dramaticidade rascante e clareza de dicção na voz, mudando o ritmo para um quase bolero. Aqui a melancolia da canção se acentua, o existencialismo que declara que seu canto é feito [como o nosso] de alegria e pranto:



Agora para mim melhor versão de todas é da autora Violeta Parra, por causa do "desencontro" entre canto e ritmo do acompanhamento e do contraste entre uma execução quase mecânica e a voz de um lirismo contido da autora:



Qual é a sua preferida?

Comments

Amo essa música. Conheci na voz da Elis, mas me apaixonei pela versão da Mercedes Sosa.
Qual dessas três vc acha a melhor? Eu confesso que a relativa secura da versão da Violeta Parra me impressiona muito até hoje. Acho que a música ficou mais forte, mais dramática.
Sou compositora, admiro a habilidade que artistas têm de deixar as músicas redondinhas, palatáveis (compositora popular, né). Aliás, admiro esse feito em todas as artes: fazer coisas difíceis e antes inexistentes parecerem naturais e, consequentemente, fáceis. Assim sendo, minha versão preferida é a da Mercedes Sosa. Mas gosto das outras também.
Talvez seja porque eu acho que Violeta Parra tem uma certa sensibilidade roqueira e eu - em outra encarnação - já fui roqueiro!

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