1. Aqui em casa, no meio do sertão de Oklahoma, costumo dizer umas dez vezes por dia, "é o jingo" como sinal das festas de fim de ano.
2. O troféu Herodes desse Natal vai para o governador do Texas que mandou na noite do dia 25 mais de cem homens, mulheres e crianças que tentaram passar pela fronteira pelo seu estado para a porta da vice-presidente Kamala Harris enquanto os termômetros marcaram -7oC em Washington DC.
3. Aqui em Norman a rapaziada do Norman Care-A-Vans se mobilizou para dar teto a todos os sem casa da cidade antes que o frio literalmente de matar chegasse. Destaque natalino positivo para eles - digamos que seja o nosso troféu manjedoura - para o dono do modesto Travelodge, hotel da cidade que liberou mais de vinte quartos para acomodar os miseráveis da cidade durante o Natal. Minha Ti também merece menção especialíssima porque participou do esforço de levar comida e auxílio ao sem-casa!
4. Nossa cidade é bacana demais, mas nem tudo são rosas. Temos vereadores aprendizes de Herodes e um prefeito que ganhou a eleição com um único mote: defender a polícia da cidade [o policiamento aqui é municipal] de opressões imaginárias. Eles agora querem gastar mais de 300.000 dólares com um veículo contra guerrilha urbana enquanto nossa polícia demonstra total falta de preparo e prepotência para dar e vender. Uma cidadã chamada carinhosa de "Cookie Queen" por ter uma lojinha - Cookie Cottage que vendia biscoitos, amada pela comunidade LGBT da cidade, MORREU na cadeia de Norman, depois de ficar presa, sem acessos a medicação que necessitava, por mais de 10 dias. Uma tragédia descrita brevemente com uma foto da lojinha dela aqui.
5. A obsessão com a música natalina nos Estados Unidos é impressionante. TODAS as lojas e restaurantes tocam música natalina 24 horas por dia e uma estação de rádio se materializa do nada para transmitir dia e noite o mesmo repertório. A obsessão chega a tal ponto que dois dos meus programas favoritos na rádio pública, um especializado em funk dos anos 70 e o outro em Blues, apresentaram um repertório completo de Funks e Blues natalinos, incluindo desde versões de clássicos do gênero até canções compostas especialmente para o feriado como "Soul Santa" e "Back Door Santa". Quem não acredita pode conferir aqui e aqui.
6. No Brasil, além da odiosa versão de Simone para a canção de John Lennon, e da marchinha de Assis Valente, de uma melancolia terrível, já que o Papai Noel não vem dar a Felicidade que ele tanto deseja ou porque "já morreu" ou porque "felicidade é um brinquedo que não tem":
Comments
o post está muito bom!