Esse é o lago Thunderbird, antiga refúgio dos Shawnees alagado no começo dos anos 70.
Dois irmãos Shawnees, líderes indígenas memoráveis, um de natureza espiritual e o outro de natureza política e militar. Tenskwatawa teve uma visão mística em 1805: os indígenas deveriam refutar a forma de vida dos brancos e fazer paz entre eles para enfrentar "os filhos do espírito do Mal". Tecumseh, que é nome de avenida aqui em Norman, ao defender uma união de todos os povos indígenas para enfrentar os Estados Unidos, declarou: "todos os homens vermelhos [red men] tem que se unir em reivindicar seu direito comum, igual à terra, como foi no começo e ainda deverá ser de novo; porque a terra nunca foi dividida, pois pertence a todos para o uso de cada um".
Essa é entrada do novo museu aqui de Oklahoma, o museu dos primeiros americanos [First American Museum], um acontecimento cultural e arquitetônico. As imagens de Tenskwatana e Tecumseh são do museu.
Aqui está a admissão pura e simples do etnocídio, setenta anos depois da morte de Tecumseh. Só a força cultural dos povos indígenas para resistir e, em última instância, frustrar o poderoso estado dos Estados Unidos. A sobrevivência cultural desses povos é um feito!
Comments