Mo Willems é um escritor/ilustrador dos Estados Unidos. Ele criou vários livros para crianças com uma dupla de amigos, Porquinho e Geraldo [um elefante]. Literatura de altíssima qualidade com um vocabulário de 40 palavras para crianças que são introduzidas à leitura. Uma maravilha de contenção e arte no texto e no traço [para um brasileiro] levemente sugestivo ao desenho do Ziraldo. Pouco mais do diálogo entre um elefante de óculos e um porquinho flutuando na página branca, o desenho segue a contenção do vocabulário, tirando o máximo do mínimo de linhas.
Entre os dois amigos tão diferentes uma amizade linda, destrambelhadamente cômica e cheia de ternuras e crises, no espírito anárquico da primeira infância. Medos, inseguranças, egoísmos e paixões da infância à flor da pele em pequenos dramas, para os adultos, desimportantes.
Lendo um artigo numa revista há uns anos atrás, descobri que Mo Willems não fala com os pais há uns 15 anos. Eles ameaçavam o jovem pretendente a artista: se ele fosse um fracassado eles passariam por ele na rua e fingiriam não conhecê-lo. Depois de saber disso, notei que o tema do fracasso e da força da amizade face a ele são constantes nos livros da série. Foram 25 livros, até o fim da série em 2007, quando Mo Willems encerrou-a.
Comments