Saturday, October 24, 2009

Crise?

Uma citação sobre o conceito de crise na historiografia do historiador Francisco Iglésias que eu acho muito interessante:
"A regra é a mudança, que pode ser mais ou menos acelerada, pois não há igualdade no fluxo temporal. Todas as fases são críticas, há uma crise permanente, de modo que a afirmativa comum de que determinada época é de crise é a-histórica, pois todas o são: apenas em algumas o ritmo se acelera, há o salto - são as revoluções. A nota constante, porém, é a mudança."

3 comments:

sabina said...

bacana.
acho que vale também para a vida pessoal.

Paulodaluzmoreira said...

Acho também, Sabina. E acho que faz a gente pensar na questão da velocidade das mudanças da vida.
Um crítico americano pensando sobre o modernismo disse que mais importante que a crise em si, que a sua gravidade relativa, era a percapção que os modernistas tinham de que viviam uma época de crise, de mudanças definitivas e radicais. Mas esse pensamento despretensioso de Francisco Iglesias faz pensar não necessariamente em crise, mas em velocidade.
Na vida pessoal acho que o mesmo se aplica. E acho que a gente talvez se sinta mal quando as mudanças aceleram a sua velocidade porque a gente gostaria de pensar que não vivemos nesse fluxo constante.

sabina said...

concordo... lutamos duro pelo aconchego, e quando conseguimos nos enjoamos, e inventamos algum problema novo.