3. Críticos que falam mal de um determinado projeto pressupondo que o autor quisesse fazer uma coisa que ele obviamente nunca quis. Assim, você perde seu tempo lendo o sujeito que reclama que um livro de hai-kais é lacônico, que um romance de 1200 páginas é muito longo, que um livro confessional é muito confessional, que um filme de Hollywood é comercial, que uma peça de teatro sem diálogo não tem diálogo etc. A maior das enrolações críticas é julgar um filme do Spielberg pelos parâmetros do Bergman e um filme de Bergman pelos parâmetros do Spielberg: só dá obviedades.
Todas as cartas de amor são Ridículas. Álvaro Campos O Tietê é mais sujo que o ribeirão que corre minha aldeia, mas o Tietê não é mais sujo que o ribeirão que corre minha aldeia porque não corre minha aldeia. Poucos sabem para onde vai e donde vem o ribeirão da minha aldeia,
que pertence a menos gente
mas nem por isso é mais livre ou menos sujo. O ribeirão da minha aldeia
foi sepultado num túmulo de pedra para não ferir os olhos nem molhar os inventários da implacável boa gente da minha aldeia, mas, para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
a memória é o que há para além do riberão da minha aldeia e é a fortuna daqueles que a sabem encontrar. Não penso em mais nada na miséria desse inverno gelado estou agora de novo em pé sobre o ribeirão da minha aldeia.
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