Friday, May 25, 2012

Biroscas de New Haven 3 - Nexcalli

Entre tantas sacanagens que os Estados Unidos fizeram com o México, uma das piores foi chamar de comida mexicana certas coisas inventadas aqui mesmo e ainda usar um nome que deveria ser sagrado para todo o verdadeiro birosqueiro [taco] no nome de uma cadeia que consegue fazer ainda mais porcaria com as porcarias que os americanos já aprontam com a comida mexicana.

O taco mexicano é uma obra de arte. Aqui em New Haven encontra-se um taco razoável - nessas plagas nordestinas [dos EUA] não é pouco numa birosca clássica: o trailer:


Mais especificamente no Nexcalli, trailer que fica do lado esquerdo de uma imensa estrada [a I-95] que liga Boston a Nova Iorque [entre muitos outros lugares] e isola o centro de New Haven da beira do mar. No Nexcalli come-se tacos honestos acompanhados de limões honestos num pratinho de papel honesto que você pode carregar até essa mesa de madeira e comer olhando a baía:

 
A lamentar apenas as confusões legais que nos impedem de saborear esses tacos com seu acompanhamento natural - uma cervejinha gelada. Na falta deles, em verdadeiro espírito birosqueiro, enfrentamos uma deliciosa garrafa de Jarritos, sabor mandarina:


2 comments:

sabina said...

Eu nunca entendi bem a comida mexicana. Aquele feijão com carne, excessivamente cozido, não me atrai.

Mas talvez seja a falta de uma boa referência.

Paulodaluzmoreira said...

Com certeza, Sabina. A comida mexicana no Brasil é totalmente americanizada! O taco é um exemplo magnífico da comida mexicana mais simples [um punhadinho de refogado de carne de porco, boi ou frango salpicado com coentro e cebola picados em cima de uma tortilla de milho fresca] mas eles têm coisas sofisticadíssimas como o ensopado feito com Mole, que compete com qualquer tempero indiano [tem mais de vinte ingredientes] ou o Huitlacoche [um cogumelo cultivado na espiga de milho]. Imagino que em SP deve haver um bom restaurante mexicano mesmo, em algum canto!