Wednesday, May 16, 2012

Escavando Notas 1 - Os primeiríssimos modernos


Às voltas com a última revisão do meu livro, li com ternura algumas notas que foram produto de horas de prazer na biblioteca. Vou colocar uma série delas:

"Inspirada pelo devoto Geert Grote (1340-1384) a devotio moderna (nova devoção) foi um movimento de renovação espiritual dentro da Igreja Católica que enfatizava a vida em comunidades auto-suficientes (geralmente seus membros ganhavam a vida como copistas ou tecelãs) voltadas para a vida em Cristo, a leitura da Bíblia, o desenvolvimento das virtudes morais e da interioridade. Alguns vêem o movimento como antecipação das questões levantadas pela reforma ainda que a obediência à Igreja e ao Papa fosse estritamente observada dentro dessas comunidades. Para uma introdução ao assunto, ver introdução (7-61) de Devotio Moderna – Basic Writings de John Van Egen. " 

3 comments:

José Roberto said...

Acompanho há pouco tempo o seu blog e lendo esta nota, fiquei curioso em saber se este é o seu primeiro livro ou você tem outros? Tem previsão para lançamento? Desculpe se estas perguntas são tolas mas como disse, sou novato no "Às Moscas". Abs

Paulodaluzmoreira said...

Aqui não existe pergunta tola, José Roberto. Bem vindo!
São notas do meu primeiro livro que está saindo [espero] logo, logo pela editora UFMG. Estou trabalhando em outro livro agora, sobre o México e o Brasil, mas ainda falta um bocado...
No mais eu tenho artigos publicados por aí.

José Roberto said...

Ótimo Paulo! Lendo suas notas fico curioso em saber sobre seu primeiro livro. Vamos acompanhar e torcer para que seu livro seja lançado em breve.