Friday, March 03, 2017

Postais: o dentro e o fora das coisas

"Para mim, estilo é exteriorização do conteúdo, e conteúdo, a internalização do estilo; como as partes externa e interna do corpo humano, ambos caminham juntos e não podem ser separados".
Jean-Luc Godard


"... os Road Movies mais interessantes são justamente aqueles em que a crise de identidade do protagonista da história reflete a crise de identidade de uma cultura, de um país."
Walter Salles

Desenho meu: "... the only way to survive."


"... eventos são reais não porque ocorreram mas porque, em primeiro lugar, ele alguém se lembrou deles e, em segundo lugar, porque eles encontram seu lugar numa sequência ordenada cronologicamente.
[...]
... o valor dado à narratividade na representação de eventos reais vem do desejo de ver nos eventos reais uma exibição de coerência, integridade, completude e fechamento que pertencem a uma imagem da vida que é, e só pode ser, imaginária. "
Hayden White

3 comments:

sabina anzuategui said...

Muito bom.

Sobre o terceiro fragmento, o Jean-Claude Bernardet (que foi meu professor de roteiro), escreveu e falou várias vezes coisas parecidas.

Ele participou de um documentário (é praticamente co-criador) sobre ele mesmo, chamado A Destrução de Bernardet. Tem uma cena interessante em que ele está sentado à mesa com sua amiga Heloisa Jahn (tradutora e editora), e os dois conversam sobre isso.

Paulodaluzmoreira said...

Vou tentar assistir na internet. Li alguma coisinha dele aqui e ali e vi algumas coisas sobre ele quando ele começou a atuar e parece ser uma pessoa muito interessante.

sabina anzuategui said...

É sim. Como ele foi o professor que mais me marcou na faculdade.

Se algum dia quiser ler, sugiro começar por "Cineastas e imagens do povo". O que ele diz sobre documentário atinge muito fundo, como representar a classe trabalhadora revela nossa posição de classe.