Monday, November 03, 2008

Diário do Império - Eleições

Eu cada vez mais gosto do sistema distrital de eleições - quem quiser ter uma idéia de como a coisa funciona pode conferir esse mapa muito interessante do New York Times, onde dá para ver estado a estado, distrito a distrito, como anda a briga entre democratas e republicanos:
http://elections.nytimes.com/2008/congress/house.html
Já o sistema de colégio eleitoral para eleição para presidente é uma bela porcaria. Todos os votos de um estado vão para um dos lados, não importando quantos votos o lado perdedor teve [perder com 49% ou com 2% dá quase na mesma]. Isso faz com que a eleição seja disputada basicamente onde as campanhas acham que têm chancer de ganhar [Flórida, Virgínia, etc] e bastante morna onde as coisas estão, de acordo com as pesquisas, resolvidas [ah, as pesquisas...].
http://elections.nytimes.com/2008/president/whos-ahead/key-states/map.html

2 comments:

LuisHeitor said...

Na minha opinião , o sistema americano é , para nós brasileiros, confuso e ao mesmo tempo anos-luz atrasado.Não representa a população , é ilegítimo, assim como a eleição do W. Bush contra o Gore.Não entendo até hoje como uma potência , democrática, usa ainda este sistema de votos,colégio eleitoral,etc...as regras sao de enlouquecer qualquer um aqui!Abraços.

Paulodaluzmoreira said...

Pois é, Luis, e se eles não mudaram nada depois daquela trapalhada toda, acho que não vão mudar nunca!