Friday, May 14, 2010

De volta ao futuro: 3 mortos-vivos do século XIX

[foto tirada de site sobre os Adventistas do sétimo dia - juro, não é sacanagem. Ali estão de camisa azul, o neo-liberalismo; de cabelo comprido o neo-positivismo; e de blusa azul escura, o neo-fundametalismo. Obviamente os três estavam com pressa e uma baita fome de cérebros. Não sei se a foto foi tirada em Bagdá ou em Nova Iorque]

Rowan Williams é o bispo Anglicano principal [os Anglicanos, claro, não têm Papa] que anda tentando lidar diplomaticamente com grupos da sua igreja na Inglaterra que ameaçam ir embora para a Igreja Católica [o Papa fez a gentileza de convidar publicamente os rebeldes para "voltar" ao manto de Roma]. A causa desse motim religioso é a ordenação de "bispas" na Igreja Anglicana Inglesa.
Willians é um teólogo famoso e numa entrevista fez a seguinte reflexão:
"One of the odd things about fundametalism in its American form, but not exclusively, is that it's paradoxically a very modern thing. A crude 19th century reaction to a crude 19th century scientism - a kind of mirror image of that positivist yes-or-no knowledge that you can pin down."
Ali está o elo entre o fundamentalismo e a ciência de corte positivista. Ambos em alta nesse começo de século. Ambos amarrados como gêmeos siameses a um terceiro filhote do século XIX ressuscitado no final do século passado: o liberalismo econômico.

No comments: