"O mundo do respeito pela privacidade é também o mundo da frieza e da indiferença (na Alemanha), ou do pânico em face do outro (nos Estados Unidos). A histeria contra o cigarro, o cuidado obsessivo com a comida (cf. o conceito surrealista de organicfood, que ninguém questiona), a prevenção exagerada contra o álcool, o asceticismo lingüístico (que faz contar piadas tão difícil), o sorriso ubíqüito, a idealização da família nuclear como espaço de realização plena dos afetos, o café descafeinado - tudo isso conota a horror estadounidense diante do que é diferente, daquilo que tem substância, que aponta para uma forma de gozo, que fere o instinto de auto-preservação. (....) Mas é claro que o importante aqui não é louvar a nossa barbárie como se ela fosse superior à pureza frieza e ao medo, mas sim tentar vislumbrar a utopia que surgiria do confronto desses negativos."
Monteiro Lobato conta em "O engraçado arrependido" a história trágica de um homem que não consegue se livrar do papel de palhaço da cidade, papel que interpretou com maestria durante 32 anos na sua cidade interiorana. Pontes é um artista, um gênio da comédia e por motives de espaço coloco aqui só o miolo da introdução em que o narrador descreve o ser humano como “o animal que ri” e descreve a arte do protagonista: "Em todos os gestos e modos, como no andar, no ler, no comer, nas ações mais triviais da vida, o raio do homem diferençava-se dos demais no sentido de amolecá-los prodigiosamente. E chegou a ponto de que escusava abrir a boca ou esboçar um gesto para que se torcesse em risos a humanidade. Bastava sua presença. Mal o avistavam, já as caras refloriam; se fazia um gesto, espirravam risos; se abria a boca, espigaitavam-se uns, outros afrouxavam os coses, terceiros desabotoavam os coletes. E se entreabria o bico, Nossa Senhora! eram cascalhadas, eram rinchavelhos, e...
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