Saturday, June 04, 2011

Duas frases

Duas frases de Politzer József aka Joseph Pulitzer


Uma imprensa cínica, mercenária, demagógica com o tempo produz um povo do mesmo quilate.

"A cynical, mercenary, demagogic press will in time produce a people as base as itself."

Todo reporter é uma esperança e todo editor, um desapontamento.

“Every reporter is a hope, and every editor is a disappointment.”


6 comments:

sabina anzuategui said...

Lapidar.

Fred Selvagem said...

O homem pode até ser um Joseph Pulitzer, mas acreditar que a imprensa é capaz de "produzir um povo" assim ou assado é ter a si mesmo em muito alta conta, né não?
Até hoje, eu sou o único cara que eu conheço que questiona essas idéias de "poder da mídia", "quarto estado" etc. Não me importo. Pra mim, imprensa só produz notícia.

Paulodaluzmoreira said...

Sabina, digamos que o cara tinha um dom de síntese do melhor do jornalismo, né? ;)

Paulodaluzmoreira said...

Fred: "produzir" é um bom verbo. No Brasil é difícil experimentar o que eu experimentei quando assinei o Daily Telegraph [conservador] por um ano e depois o The Guardian [esquerda] por outro ano, porque os jornalões são muito parecidos em termos de perfil ideológico. Bom, basta dar uma olhada na Itália de Berlusconi, pra não ficar nos mesmos exemplos de sempre.

Fred Selvagem said...

Quando eu falo em produzir notícia, quero dizer... produzir mesmo. Pra vender, de acordo com o que o mercado quer consumir.
Nesse sentido, acho mais realista acreditar que é a sociedade (ou o povo) que produz uma imprensa e não o contrário.
como eu não leio os jornais italianos, vou ficar no Brasil mesmo. Nossa sociedade não tem setores conservadores ou de esquerda expressivos o suficiente para justificar a existência de grandes veículos para atendê-los. Essa demanda do mercado tem sido suprida atualmente por blogs como o do Reinaldo Azevedo e o do Luiz Nassif, por exemplo.
Para a grande maioria do povo brasileiro, que não é ideológica mesmo, nós temos os jornalões e as TVzonas que também não o são. Apesar da esquerda sempre dizer que são... mas isso é mais uma estratégia de luta do que qualquer outra coisa.

Fred Selvagem said...

Só pra contestar mais um pouquinho esse suposto poder da mídia:
Note que, quando o governo brasileiro quer "produzir um povo" sempre disposto a combater (através do voto no PT, é claro)as elites preconceituosas, ele prefere usar um livro de português - e as escolas em geral - ao invés de recorrer à imprensa.