Skip to main content

Música: Curefix Riddim, um outro exemplo

Outro exemplo curioso de riddim: o “The Cure / Curefix” feito em cima da base instrumental de “Close to Me” do The Cure. O riddimguide aponta mais de 10 canções feitas em cima do “The Cure / Curefix” riddim.

Sizzla Kalonji, que mistura o rastafarismo e o dancehall [gênero em geral não muito dado a religiosidades], usa o Curefix riddim para a canção “Show The Interest”:



Ce’cile faz uma dessas muitas misturas de elogio e repreensão à vida na marginalidade dos “rude boys” jamaicanos em "Rude Bwoy Thug Life":


O grupo Seeed [na Alemanha o dancehall também é muito forte] faz uma dessas músicas de festa viva-a-vida-vamos-dançar chamada “Release”:



A música popular, mesmo antes da indústria cultural, funcionava na base desse incessante retrabalhar de temas e motivos reconhecíveis, misturando repetição e inovação, alheio ao conceito de propriedade privada intelectual.  Não, eu não sou nenhum defensor romântico do plágio, alguém que abusa daquele sofismo besta de achar que porque tudo é plágio e portanto nada é realmente plágio. De jeito nenhum. Mas esse tipo de circulação de elementos como riffs ou sequências de acordes ou padrões rítmicos faz parte da música popular desde sempre. 

Comments

Popular posts from this blog

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia inst...

Poema meu: Saudades da Aldeia desde New Haven

Todas as cartas de amor são Ridículas. Álvaro Campos O Tietê é mais sujo que o ribeirão que corre minha aldeia, mas o Tietê não é mais sujo que o ribeirão que corre minha aldeia porque não corre minha aldeia. Poucos sabem para onde vai e donde vem o ribeirão da minha aldeia, 
 que pertence a menos gente 
 mas nem por isso é mais livre ou menos sujo. O ribeirão da minha aldeia 
 foi sepultado num túmulo de pedra para não ferir os olhos nem molhar os inventários da implacável boa gente da minha aldeia, mas, para aqueles que vêem em tudo o que lá não está, 
 a memória é o que há para além do riberão da minha aldeia e é a fortuna daqueles que a sabem encontrar. Não penso em mais nada na miséria desse inverno gelado estou agora de novo em pé sobre o ribeirão da minha aldeia.

Contos: "O engraçado arrependido" de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato conta em "O engraçado arrependido" a história trágica de um homem que não consegue se livrar do papel de palhaço da cidade, papel que interpretou com maestria durante 32 anos na sua cidade interiorana. Pontes é um artista, um gênio da comédia e por motives de espaço coloco aqui só o miolo da introdução em que o narrador descreve o ser humano como “o animal que ri” e descreve a arte do protagonista: "Em todos os gestos e modos, como no andar, no ler, no comer, nas ações mais triviais da vida, o raio do homem diferençava-se dos demais no sentido de amolecá-los prodigiosamente. E chegou a ponto de que escusava abrir a boca ou esboçar um gesto para que se torcesse em risos a humanidade. Bastava sua presença. Mal o avistavam, já as caras refloriam; se fazia um gesto, espirravam risos; se abria a boca, espigaitavam-se uns, outros afrouxavam os coses, terceiros desabotoavam os coletes. E se entreabria o bico, Nossa Senhora! eram cascalhadas, eram rinchavelhos, e...