Friday, October 30, 2015

Música: "I sure hope Gabriel likes my music, when the day is done"


"I sure hope Gabriel likes my music, when the day is done" é o final de Daniel Variations, que Steve Reich compôs em 2006 sob o impacto da morte do jornalista Daniel Pearl, sequestrado e depois assassinado no Paquistão em 2002.

Essa é música composta no século XXI. Aqueles que insistem em dizer que vivemos uma crise cultural porque não se faz mais música/poesia/romance/conto/cinema como antigamente, não entendem que vivemos uma crise cultural, sim, mas de outra natureza. É uma crise na distribuição e recepção da excelente produção cultural do nosso tempo. Nos anos 60, quando ninguém queria dar espaço para as composições de gente como Steve Reich no circuito consagrado de música erudita, o que ele fez foi escrever peças para poucos músicos e apresentar sua música em lugares alternativos.

Antes da internet seria necessário um grande esforço para encontrar e escutar música como Daniel Variations. Agora basta um par de cliques. Espaços como o Netchfliques, o Gúgol e o FCBK [que eu uso diariamente] são todos marcados por um discreto mas imperativo sistema de seleção feita por eles mesmos.  Mesmo o Iutúbio é assim. Toma um certo tempo para aprender a "forçar" esses lugares a oferecer mais do que o BigMac de todo dia e mesmo assim há limites. A questão é insistir em espaços um pouco mais anárquicos e também dar uma certa banana para a questão do "tráfico". Essa gravação de "I sure hope Gabriel likes my music, when the day is done" teve 1.453 acessos. Parece pouco. Mas a primeira edição de Macunaíma teve 500 exemplares distribuídos mal e porcamente.

No comments: