Skip to main content

Volta

O Paulo me convidou a colaborar com ele por aqui. Nós só nos conhecemos assim, pela internet, mas há muitos anos. Quando trocamos as primeiras palavras um com o outro, eu era uma recém adulta estudante de história muito corajosa. E eu escrevia muito. Muito mesmo. Muitas coisas aconteceram na minha existência  e no mundo desde então. Dentre elas, eu envelheci e tomei consciência do tamanho da minha ignorância. Sinto falta de não ter medo de expor ideias não testadas e de deixar frases que não se completam nos textos. O "Ensaio sem compromisso" que vou deixar postado deve ter sido a última vez que fui jovem. Eu meio que já sabia que seria assim e já sentia saudades. Será que tem como voltar?


Ensaio sem compromisso

24/12/2015


Escrevi este rascunho há mais ou menos um mês. E então ele ficou guardado, esperando por duas coisas: 1-que eu tivesse tempo para acrescentar umas referências cabeçudas, 2- a oportunidade de publicá-lo em algum lugar onde fosse realmente lido. O tempo está passando, porém, e nenhuma das expectativas se cumpriu. Daqui há pouco ele estará velho e não terá o valor que poderia ter tido quando as pessoas ainda lembravam de Mariana. 

Decifra-me ou te devoro

A primeira vez que eu ouvi Volta, da banda carioca Baleia, havia em mim uma grande expectativa e até certo ponto medo. O primeiro disco deles, Quebra Azul, foi um achado que me fez lembrar outros tempos. Tempos em que eu ainda me surpreendia com freqüência, admirava feitos musicais e então virava uma espécie diferente de fã. Não daqueles fãs que se atiram, que acham os artistas lindos, nunca fui assim. Minha questão sempre foram os feitos. Gostava de contemplar as descobertas sonoras, os arranjos, até onde era possível ir, ou melhor, impossível ir. Baleia e o seu Quebra azul me fizeram voltar à adolescência no sentido de que tinha sido lá a última vez em que eu senti saudades de ouvir pela primeira vez algo que me arrebatasse ao mesmo tempo pela estranheza e pela acessibilidade, algo que me fizesse pensar: "por que foi que eu não compus isso?" Daí o medo do segundo disco. Será que eles iriam além? Ou se repetiriam? Ou pior, será que estariam aquém de si mesmos?
Aconteceu. Baleia lançou um single chamado Volta e o divulgou na internet com um lyric video ambicioso. Ambicioso e minimalista, combinação interessante, aliás. E, devo admitir, meu medo aumentou depois de ver alguns segundos. Parecia demais, num sentido negativo. Tive medo do ridículo, sentimento comum entre os medíocres. Mas não, não era demais e muito menos ridículo.  Era o que era. E era muito bom.
No vídeo, o rosto da vocalista é a única imagem na maior parte do tempo. As variações estão por conta das expressões dela, que mantém os olhos fechados, e da intensidade e proximidade da luz que varia. A música começa com a parte percussiva. Em seguida, aparece o violão forte, mas preso ao compasso e, depois, o baixo com uma linha que sugere suspense. Segundos se vão até que as duas vozes, Sofia e Gabriel Vaz, finalmente apareçam com o timbre feminino em primeiro plano. Quando se pensa que tudo que podia acontecer já aconteceu, eis que surge uma massa de instrumentos de cordas executando frases curtas em ritmo acelerado enquanto a bateria permanece precisa, porém improvável. O circo está armado para arrepiar os ouvintes, mesmo que a letra pareça incompreensível. A estética completa da coisa - sonoridade, letra e vídeo - monta um ambiente de fim de mundo e das viagens ao espaço de grandes feitos do cinema dos últimos anos, Melancolia, Interestelar e Gravidade: "Eu fui repelida ao vazio/ Tudo aqui em eterno arrepio/ Acordei fora da terra/ Eu vou orbitar, sem lugar, vou girar [...]". A voz continua narrando o que vai acontecer e descrevendo a si mesma até que o sujeito que canta define seu lugar como "dois mundos em colisão". A passagem pela atmosfera está terminada. O arranjo de cordas se estende, estamos em gravidade zero. Este é o clímax. Sofia abre os olhos. As frases de cordas se prolongam e o tempo, menos subdividido, parece mais devagar. O coração do ouvinte acelera e ele está prestes a chorar. Sofia e Gabriel cantam num uníssono belíssimo acrescido de camadas e camadas de suas próprias vozes: "Atravessei/ Vou queimar no céu/ Desmanchar/ Dissipar o pó/ E verei/ O que vai sobrar/ E aterrissar no meu corpo".
Por quê? Qual o sentido disso? Minha tese é a de que Volta é uma canção que fala principalmente de dois assuntos, rejeição e solidão, necessariamente nesta ordem. Ser repelida ao vazio é justamente a sensação de um fora. O momento em que se ouve o não é o instante da perda das referências, tudo que lembra segurança desaparece, não há nada a que se apegar, o tempo interior fica suspenso. Mas o mundo continua, e embora o sujeito que acabou de ser rejeitado esteja se afastando cada vez mais da Terra, ninguém percebe. Trata-se de uma experiência essencialmente solitária. Perceber-se só é doloroso, é atravessar a atmosfera, é queimar, é dissipar o pó, é cortar os fios e se libertar de todas as falsas impressões de estar inevitavelmente ligado ao mundo exterior. Depois disso, o que sobra? O eu de fato, que consciente de si aterrissa, volta ao seu corpo.
Apesar de o feito poético inicial não ser nem um pouco irrelevante, ele vai além. A grandiosidade e a genialidade da letra, harmonia, melodia e de todos os elementos que compõem Volta talvez esteja no fato de que a metáfora da viagem ao espaço não se refere apenas às sensações experimentadas por um sujeito que foi rejeitado por outro. Ela serve à humanidade. E neste ponto está a semelhança com o ambiente criado pelo cinema em Interestelar e Gravidade. Tais produções cinematográficas falam de uma Terra que não suporta mais os seres humanos. Assim como no cinema, na vida real, o interesse pelo espaço não está mais tão ligado à busca de vida inteligente, como em outros tempos, e sim à procura de condições de vida humana. Ir ao espaço é uma necessidade quando a humanidade está sendo repelida pelo planeta que tenta resistir a nós. E pode ser que essa aplicação maior seja a chave para se entender a parte mais enigmática da música. A bateria impera absoluta, o baixo entra agressivo, e a letra diz: "Uma charada/ Apodrecida/ Na velha forma já engessada [...]".
Enquanto seres humanos produzem filmes sobre o fim do mundo, seres humanos continuam a produzir o fim do mundo. Essa geração de catástrofes que terminarão por destruir o planeta, ou por nos expulsar dele, não cessa porque insistimos em velhas formas engessadas de produção e consumo. Os recursos estão acabando, estamos poluindo rios, mares, ares. Barragens de minério estouram, matam pessoas, extinguem peixes, cidades inteiras banhadas pelo imenso Rio Doce fazem filas por horas para comprar água potável e... Diante disso, a população de Mariana-MG promove passeata pela permanência da mineração com o mesmo modelo inconsequente que gerou a destruição de grande parte do manancial de água potável do estado. Em outras palavras, a realidade grita pela nossa atenção, "[...] Em caixa alta/ E sublinhada/ Com marca texto/ Amplificada/ Examinada/ Esmiuçada [...]", mas continua "desatendida". A canção termina como um aviso: sim, estamos com medo de dar com a cara no lado escuro; sim, estamos com medo de tentar novas formas de vida que por serem novas nos parecem assustadoras, imprevisíveis. Mas lá, e só lá, no desconhecido é que há um futuro. Não temos escolha. E essa charada pode muito bem ser entendida como o enigma e a mudança como a esfinge: ou deciframos o quão urgente ela é, ou ela nos devora.
Andar pelas ruas de Mariana ouvindo Volta nos fones de ouvido, alguns dias depois do rompimento das barragens da Samarco, foi para mim a experiência mais arrepiante dos últimos tempos. A humanidade precisa aterrissar, voltar a si. As evidências disso estão cada vez mais próximas, cada vez mais aqui e agora. Neste contexto, o título da música soa como um pedido. Volta.

Comments

Lindos, a música e o texto.

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema