Skip to main content

Diário de Babylon: Visibilidade e invisibilidade

Descobri recentemente que, para as estatísticas da universidade onde trabalho, um professor, aluno ou funcionário africano, árabe ou chinês não conta nas estatísticas de diversidade racial. Só cidadãos americanos contam nos cálculos. Não basta ser africano, tem que ser African American. Pensei até em propor um abaixo-assinado com um aluno do Panamá e uma funcionária da Bósnia pedindo pela mudança nesses critérios. Mas a verdade é que com o veto a vistos para países como a Nigéria, o caminho aqui em Babylon já está sendo trilhado faz tempo - não me surpreenderia se fosse convidado a ir embora daqui há uns 15 anos. Reconsiderei meu ímpeto inicial porque fiquei com preguiça - se querem me invisibilizar, tudo bem. Aceito minha invisibilidade de bom grado.

Li ontem um texto curto de Audre Lorde recentemente traduzido para o português. Ela insiste num gesto: romper o silêncio e transformá-lo em linguagem e ação, recusando o medo de se expressar. Um texto forte e corajoso em 1984, ainda mais porque fala na disposição do status quo de destruir um indesejável, mesmo o mais silencioso deles. Mas quase quarenta anos depois, a cacofonia é insuportável e fiquei pensando na necessidade da preservação do silêncio. Fazer do silêncio uma missão. Combater o ruído barulhento da vida de hoje e fazer do silêncio uma ação. Depois desconfiei que eu andava só querendo arrumar um discurso para rejeitar a ansiedade e abraçar a depressão. Narciso escolhendo o espelho do lago, sempre. 

E não é por coincidência que o recente caderno especial do NYT de Domingo com fotografias das nações africanas em processo de independência em 1960 tenha TODOS os textos assinados por africanos que moram na Europa ocidental ou nos Estados Unidos ou por filhos de imigrantes africanos. Do jogador Drogba a filhos de diplomatas e professores emigrados faz tempo. A invisibilidade da África que fala português não foi proposital - Portugal ainda se aferraria mais de uma década às suas colônias e por isso a ênfase foi em países onde se fala inglês ou francês como línguas francas. Mas a decisão de mascarar a preguiça primeiro-mundista com a desculpa de que se tratava de escolher "africanos cosmopolitas" me soou bem ridícula e preguiçosa. Como se não houvesse vida inteligente na África hoje em dia, nas pessoas trabalhando nas universidades e escrevendo da África. Elas são invisíveis para quem não quer ver. Mas as fotos são tão lindas e falam tanto por si, que compartilhei feliz o caderno nas redes sociais mesmo assim. Mas me ressinto um pouco dessa invisibilidade alheia que me priva de ler e conhecer o pensamento africano na África - para isso preciso fechar o jornal e procurar outros canais. Canais de contrabando cultural.   

Comments

Estou lendo alguns romances de autores africanos negros, e realmente os mais acessíveis são de autores que foram morar nos EUA ou Europa. Li um perfil interessante sobre a Chimamanda Adichie, sobre essa dúvida entre ficar na Nigéria ou nos EUA.
Ela é das mais interessantes porque ela ocupa esse lugar bem entre os dois países, eu acho. Li o diário de uma viagem de Teju Cole à Nigéria e fiquei bem mal impressionado, por outro lado. Outras pessoas saem e constroem uma vida completamente desligada do país natal. Aí metade fica na nostalgia e a outra metade no ressentimento.
Também li "O mundo se despedaça", de Chinua Achebe. Fiquei comovida. Acho o final incrível, como ele consegue transmitir algo tão complexo em forma narrativa aparentemente tão simples.

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema