Thursday, June 12, 2008

Cidade do México


A Cidade do México é uma das cidades mais interessantes que eu já conheci. Eu moro perto de Nova Iorque e visito a cidade pelo menos uma vez por mês, mas comparada com a Cidade do México, a gringolândia fica no [meu] chinelo. Vou me explicar, traduzindo em termos familiares: imagine juntos, no mesmo lugar, a força cultural e econômica da São Paulo de hoje em dia, os tesouros da longa história de capital desde os tempos da colônia de Salvador e Rio de Janeiro, o poder e grandiosidade arquitetônica [e a intriga] de Brasília e, ainda por cima [ou melhor por baixo] uma gigantesca Machu Pichu Asteca. Em um passeio de não mais que DEZ quarteirões pelo centro dessa cidade você passa por um Teatro Municipal do Rio, uma Confeitaria Colombo, uma São Francisco de Assis de Ouro Preto, um palácio colonial, um MASP, uma Avenida Paulista, um Pelourinho, um par de livrarias fantásticas e uma pirâmide Asteca! Imagine ainda uma cidade que, além de atrair os maiores talentos do seu país, tem as marcas de vários refugiados brilhantes vindos da Espanha, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, Cuba, Guatemala, Nicarágua, etc [exemplos: gente como Buñuel, Gabriel García Márquez, Fernando Vallejo, Augusto Monterroso, DH Lawrence, Trotski, Einsenstein, Artaud, Breton, Che, etc]. Imagine um campus universitário que é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO e que tem proporções absolutamente gigantescas, com teatros, cinemas, museus, estádios, um puta jardim botânico e sei lá o que mais.
vou parar por aqui, mesmo porque eu preciso aproveitar a cidade... estou escrevendo da livraria Rosario Castellanos [ver foto], uma mega livraria onde não se vende artigos de papelaria nem presentes, mas sim livros, CDs e DVDs, com uma seleção super cosmopolita [inclusive uma nova coletânea de contos de Guimarães Rosa] e preços são bem melhores que os do Brasil... [encontra-se facilmente um livro de capa dura por 15 reais!!!]
Pois então, venham, venham todos!!! a Cidade do México deve ser a cidade mais interessante da América Latina, pelo menos uma das cidades mais interessantes que eu já conheci.

2 comments:

Bruno Bertacini said...

Paulo, tudo bem? sem querer encontrei o seu blogue, li muita coisa, mas este breve texto sobre a cidade do México nos aguça e ralar um pouco pra conhecer a cidade e o país.
Abraço.

Paulodaluzmoreira said...

Obrigado, vale mesmo a pena!!!