Wednesday, October 29, 2008

Diário da Babilônia - Eleições 2






Além do fato de que as pessoas aqui se preocupam primordialmente em mobilizar as pessoas para votar [ou às vezes simplesmente tentar impedir certos grupos de votar], a política americana difere da brasileira pela polarização regional dos partidos. Os republicanos dominam certos estados e os democratas outros, sobrando um punhado de estados que oscilam a cada eleição. Por causa disso, o estado em que vivo tem uma campanha presidencial morna, já que é considerado favas contados para Obama.
Um exemplo dessa situação: aqui em Connecticut podemos ver o último deputado republicano da Nova Inglaterra [Maine, New Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut], Chris Shays, perder seu mandato para um democrata nessas eleições. Aliás, que porcaria é o sistema de colégio eleitoral que vigora nos EUA, mas que beleza são as eleições distritais, que põe os deputados numa relação bem mais próxima com seus eleitores diretos…
E para os que acham que tudo aqui são coerências, informo que, apesar de tudo, o governador do estado é uma republicana, Jodi Rell, que uma pesquisa sem vergonha de Princeton que acabou na TV [pelo menos do jeito que foi mostrada pelos jornais – eu não tenho TV] diz que ganhou as eleições porque “parecia” mais competente [estão aí as fotos dos dois para quem quiser conferir quem é o mais "competent-looking" dos dois].

No comments: