Sunday, October 05, 2008

Masturbação Mental Também é Cultura 2


Às vezes me parece que o mundo dos adultos se divide cada vez mais entre aqueles que adoram as crianças como se fossem semi-deuses ou seres humanos superiores e aqueles outros que acham as crianças estúpidas e simplesmente insuportáveis.

Eu tenho um filho de 7 anos que eu admiro sem reservas nem senso crítico e, portanto, pertenceria certamente ao primeiro grupo, mas tenho muitas reservas quanto à idealização da infância. A infância é fascinante, rica, livre de algumas amarras das quais os adultos padecem, mas daí a transformar isso em uma bondade inata... Acho um exagero quando as pessoas acham que qualquer criança é sempre boa simplesmente porque é pura e inocente – puro ou impuro, inocente ou experiente, o ser humano é um ser freqüentemente vil [e ocasionalmente maravilhoso] e as crianças são seres humanos!

Um exemplo recente do noticiário: um menino de 7 anos invadiu um zoológico e em 35 minutos matou brutalmente vários animais no centro de répteis de Alice Springs na Austrália. O garoto alimentou um crocodilo com diversos animais vivos que jogava na jaula do réptil. Dez répteis, uma tartaruga, quatros lagartos de língua azul, dois dragões-barbudos, dois diabos-espinhosos e um iguana de 20 anos e de 1,8 metro foram jogados para o crocodilo de 200 quilos. Outros três lagartos foram encontrados mortos em seus viveiros. O menino foi interrogado pela polícia, mas se manteve calado. Os policiais afirmaram que não têm a menor idéia do que pode ter motivado o ataque. As imagens do circuito interno de televisão do centro mostram o garoto sorrindo enquanto assistia o crocodilo atacar um lagarto de língua azul.

E os seres humanos ainda têm a cara de pau de usar a palavra réptil como termo ofensivo…

2 comments:

sabina anzuategui said...

Fiquei fascinada com essa história. Nem quis saber o contexto: qualquer explicação reduziria o sentido da ação pura.

Ah: você está acompanhando os textos sobre escola no blog do M.Coelho?

Deve ser por isso que a Folha hoje fala muito sobre escolas (na Revista, no Mais).

É um assunto que me interessa muito, e gosto do modo direto com que ele relata as coisas no blog.

Paulodaluzmoreira said...

Eu tbm gosto muito do blogue do Marcelo Coelho, mesmo se não concordo com ele, acho que ele escreve claro e creio que jogue limpo - duas coisas que se combinam bem em jornalismo.