Sunday, October 12, 2008

Diário da Babilônia – um pequena provocação

Quando se discute a educação superior no Brasil, especialmente o debate entre educação pública e privada, me espanta a desinformação [que eu não sei se é intencional ou não] a respeito do sistema Americano, onde trabalho. Deixo aqui apenas dois dados provocativos:

1. A maior parte do sistema universitário americano é pública, instituições financiadas pelos estados e mesmo minicípios.

2. Yale, assim como todas as outras universidades privadas de maior destaque nos Estados Unidos, fornece algum tipo de auxílio financeiro a 49% dos seus alunos de graduação. Qualquer família que ganhe menos de 60.000 dólares por ano não precisa pagar um tostão para seu filho estudar aqui [se ele conseguir uma vaga – menos de 10% dos candidatos entra]. A universidade agora cogita, inclusive, deixar de cobrar mensalidades de todos os alunos indistintamente [isso não é filantropia ianque: o pagamento de mensalidades representa apenas 17% da renda da universidade].

Quem quiser saber um pouco mais sobre a discussão aqui nos EUA pode dar uma olhada em http://www.yaledailynews.com/articles/view/25659

No comments: