Sunday, March 01, 2009

Recomendação: Para ler sem olhar

Esse blogue é ótimo. Diego Viana discute as coisas com uma prosa clara de quem pensa com a própria cabeça e sem apelações. E ler alguém pensando de verdade faz muito bem para a cabeça de qualquer um. Além do mais, as discussões são importantes sem ser pretensiosas.

Respondi a um post recente dele assim:
Eu sou professor de uma institutuição de elite americana e percebo mesmo nela esse mesmo movimento geral em direção ao que eu chamo simplesmente, talvez tacanhamente de “imbecilidade”. Para mim essa crise tem a ver com a expansão do que a gente poderia chamar de cultura corporativa a todas as esferas de atividade humana, e a educação e o conhecimento não estão imunes de forma alguma.
Essa cultura corporativa prima pelo pragmatismo mais rasteiro e imediatista possível que reduz qualquer esfera humana a um simples par de fórmulas fáceis. Os resultados são trágicos: os EUA gastam mais $ que qualquer outro país do mundo e têm 38o melhor serviço de saúde [nomeie uns 30 países e vc vai ver que muitos países que gastam um décimo do que gasta os EUA e tem problemas estruturais muito maiores têm atendimento médico superior]. Um exemplo da minha área de trabalho: Einstein, se repetisse a sua trajetória profissional, não teria a menor chance de conseguir um emprego estável no mundo acadêmico de hoje - um par de papers sobre uma teoria qualquer não serviriam de “parâmetro para avaliar a performance” acadêmica dele como "de excelência". Existe uma dificuldade imensa de tratar tudo o que não pode ser grosseiramente quantificado no mundo de hoje e a educação é uma dessas coisas.

2 comments:

Diego Viana said...

Obrigado, Paulo. Estou lisonjeado e encabulado, hehehe.

Também gosto enormemente de passar por aqui.

Grande abraço!

Paulodaluzmoreira said...

Bom saber, Diego. Às vezes isso aqui fica tão quieto que a gente até duvida...