Monday, December 21, 2009

Liar, Liar, Pants on Fire!


O www.politifact.com é um site muito interessante mantido por um jornal regional, da cidade de São Petersburgo na Flórida. A premissa é muito simples: declarações de políticos e de comentaristas da mídia são checadas pelo site que então classifica a declaração como verdadeira, verdadeira na maior parte, uma meia-verdade etc. Uma mentira deslavada ganha o nome de “Pants on Fire” [uma rima infantil muito comum que as crianças usam quando acusam alguém de mentiroso, dizendo “liar, liar / pants on fire”].
O troféu da “mentira do ano” do politifact.com vai para a mentira mais deslavada de todas no ano, de acordo com os leitores e os jornalistas do site. Em 2009 ganhou, com grande merecimento, a seguinte lorota da ex-governadora do Alaska e ex-candidata a vice-presidente Sarah Palin. No dia 7 de agosto, três semanas depois que a reforma do sistema de saúde chegou ao congresso, Sarah Palin disse que o governo de Obama iria criar “death panels”, grupos de burocratas que iriam resolver se os idosos e deficientes físicos deveriam receber tratamento medico de acordo com seu nível de produtividade para a sociedade. No original, saído do facebook de Sarah Palin:

The America I know and love is not one in which my parents or my baby with Down Syndrome will have to stand in front of Obama's ‘death panel' so his bureaucrats can decide, based on a subjective judgment of their ‘level of productivity in society,' whether they are worthy of health care. Such a system is downright evil."

A mentira deslavada do ano não ganha por ser mais mentirosa que outras mentiras deslavadas, mas pela impressionante repercussão que essa mentira conseguiu no país, a ponto de ter sido negada publicamente inúmeras vezes, até por Obama em pessoa. Muita gente aliás deve continuar acreditando nessa lorota até hoje...

O site tem, por exemplo, um acompanhamento detalhado de todas as promessas de campanha de Obama, comparando as declarações daquela época com as ações concretas do governo. Já imaginou se um site desse aparecesse no Brasil? Não seria uma boa, principalmente em ano de eleições?

7 comments:

sabina anzuategui said...

hehe.

no brasil nem é preciso desmentir ninguém, não é tudo tão descarado?

falando no assunto, às vezes tenho dúvidas sobre o espaço que há nos jornais p/ denúncia de corrupção, manobras políticas, etc.

às vezes penso que isso serve como uma autoflagelação nacional, que pouco serve pra melhorar as coisas de fato.

mas tenho dúvidas sobre essa opinião.

Paulodaluzmoreira said...

Acho que o melhor seria desviar a atenção das cuecas e panetonis e meias recheadas para uma coisa, no mínimo, igualmente importante: o que é que o sujeito eleito, principalmente para cargo administrativo, está concretamente fazendo. Por exemplo: todos os anos chove no fim de ano, todos os anos morre gente, gente perde tudo o que tem, todos os anos prometem-se obras específicas para resolver ou mitigar o problema. Nem todo o prefeito é igual nesse sentido. Nem todos simplesmente não cumprem nada do que fazem. Alguns não fazem nada, outros fazem muito pouco, outros [poucos] fazem muito. Todos dizem o mesmo na imprensa, mas não seria interessante separar aqueles que fazem alguma coisa dos loroteiros de sempre? Falar de corrupção é falar de um caso de polícia, da justiça; é importante, mas não é exatamente política. O debate político no Brasil evolui muito pouco, na verdade, talvez tenhamos andado para trás se tomamos como referência o fim da ditadura para agora.

Tata Marques said...

A verdade é que aqui o povo não importa muito se o político, rouba, mata ou mente. O brasileiro médio não conhece, nem nunca ouviu falar em ética.

Paulodaluzmoreira said...

Eu acho que o brasileiro médio é mais ou menos igual ao ser humano médio no que diz respeito à ética.
Os problemas de corrupção do Brasil não são maiores que os de vários outros países. Nos últimos dez anos políticos importantes de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Israel, Inglaterra, Japão, Coréia, Filipinas, Estados Unidos, México, Argentina e Peru estiveram envolvidos em grandes escândalos para brasileiro nenhum botar defeito.

Paulodaluzmoreira said...

Ah, e Irã, Paquistão, Afganistão, Índia.

Luis Heitor said...

Se esta moda pegasse aqui ... Um site deste no Brasil seria pouco para tanto conteúdo !!! Aproveito , Paulo , para desejar a você e família um feliz Natal com muita paz e felicidades ! Se vier a BH e sobrar um tempinho me avise . Abraços , Luis Heitor .

Paulodaluzmoreira said...

É verdade, Luis. Nós constumamos ir ao Brasil em julho e agosto. Esperamos que esse ano seja mais tranquilo, agora que temos um pouso fixo em BH. Quem sabe a gente se vê? Abs.