Tuesday, December 14, 2010

Folha de São Paulo em busca do Leitor Médio

O colunista Antônio Cícero do seu blogue anuncia sua saída:

“Embora eu tenha tido, na Folha, leitores fiéis e de grande qualidade, parece que a quantidade dos mesmos era menor do que a que convém a uma coluna da ‘Ilustrada’ de sábado. Em outras palavras, meus artigos eram considerados difíceis e/ou desinteressantes pelo leitor médio.”


E no site da folha a nova colunista Fernanda Torres anuncia sua entrada no sábado:

"Gosto de ciência, história, comportamento, literatura e arte, mas adoraria entender de física, matemática, filosofia, geologia, poesia...".

"Não há nada mais duvidoso do que uma atriz que escreve. Vamos ver se tenho fôlego..."

"Como atriz, jamais trabalhei pensando em um público alvo. Isso deve ser uma falha, quanto mais hoje em dia, quando ninguém dá um passo sem uma pesquisa de opinião"


E o “novo” time de articulistas da Ilustrada fica assim:

Luiz Felipe Pondé (segundas), João Pereira Coutinho (terças), Marcelo Coelho (quartas), Contardo Calligaris (quintas), Carlos Heitor Cony (sextas), Fernanda Torres/Drauzio Varella (sábado) e Ferreira Gullar (domingos).

Claro que nesse tipo de coluna não tem como acertar toda a semana, mas desses aí só três ainda me interessa ler e outros três eu nem passo os olhos em cima. Grandes estrategistas esses da FSP: perdem os leitores que ainda têm e duvido que ganhem leitores novos com essa mistura de imitações baratas de Paulo Francis e Carlos Lacerda e outras rabugentices preocupadas com a “crescente efeminação dos machos”. Sinceramente não consigo imaginar o barbeiro que eu frequento na Rua do Ouro trocando sua assinatura do Estrago de Minas ou do Estadão para poder ler Fernanda Torres na FSP no sábado…

4 comments:

sabina anzuategui said...

Senti a ausencia do A.Cicero, mas não imaginei que fosse esse o motivo.

Que triste.

Bem, eles ainda podem convidar a Vera Fischer e a Maite Proença, que também escrevem.

Paulodaluzmoreira said...

E quem sabe a Bruna Lombardi...

Tata Marques said...

Sempre achei interessante esse negócio de leitor médio. Afinal, o que determina a estatura do leitor? A leitura?

Paulodaluzmoreira said...

É um mito, eu suponho. Tipo, um unicórnio ou o lobisomem...