Thursday, March 20, 2014

Diario da Babilonia - Books-n-Parks

Finalizando os posts sobre a democratização da leitura na cidade onde eu moro, uma iniciativa chamada Books n Parks feita nos muitos parques da cidade - 10 deles [sim, New Haven têm 200.000 habitantes e 3 parques imensos - calcule agora quantos parques imensos Belo Horizontes teria que ter].

É uma simples e pequena idéia, que eu acho muito simpática: uma dúzia de livros usados fornecidos pelo New Haven Reads são colocados dentro de uma caixa que os protege das intempéries [e o que não falta por aqui são intempéries].

A caixa não tem qualquer tipo de tranca. Qualquer pessoa pode chegar no parque e encontra, estrategicamente perto dos playgrounds para as crianças, essas caixas. Pode pegar um livro qualquer para ler ou folhear enquanto está no parque. A escolha é sua: você pode devolver à caixa quando for embora para casa ou pode até levar o livro para terminar casa sem problema. Nesse caso, só se pede que você deixe outro livro qualquer no lugar.

Acho também extraordinário esse convite para um gesto de civilidade que não vem acompanhado de nenhuma fiscalização ou ameaça de sanção. 

No comments: