Skip to main content

Cursos que não foram

Arrumando velhos papéis e relembrando tempos semi-antigos. Adaptei uma aula de introdução à narrativa que dei em inglês na UFMG como professor substituto e tentei emplacar um curso de contos em português que no fim das contas nunca foi dado por falta de interesse. Eis a lista dos contos e pequenos textos teóricos:

-->

Aula 1
Introdução – O que é narrativa de ficção? (1)
Leitura: Kate Chopin – “A história de uma hora” (3)
Extras: Pu-Sung-Ling – “Choei-yun” (6)
Augusto Monterroso – “A Ovelha Negra” (8)
I.L.Peretz – “O Golem” (9)

Aula 2
O conto “clássico”– Decálogo del perfecto cuentista (10)
Leitura: Saki – “A porta aberta” (11)
Extras: Horacio Quiroga – “Travesseiro de penas” (13)
Edgar Allan Poe – “Coração denunciador” (17)
Jacopo de Varazze – “Santa Maria Egipcíaca” (21)

Aula 3
Explorando fórmulas – A composite of a Romance Tip Sheet (23)
Leitura: Nelson Rodrigues – “Casal de três” (27)
Extras: Machado de Assis – “A igreja do diabo”(30)                                        
Margaret Atwood – “Era uma vez” (35)

Aula 4
História e enredo  Questionário sobre o Enredo / Teses sobre o conto (37)
Leitura: William Faulkner – “Uma rosa para Emily” (42)
Extras: Alejo Carpentier – “Viagem à semente” (46)
Luís Fernando Veríssimo – “Conto de Verão n 2: Bandeira Branca”(54)

Aula 5
Personagem e caracterização – Glossário para a análise de personagens (56)
Leitura: Osman Lins – “Vitral” (58)
Extras: Ignácio Loyola Brandão – “Obscenidades de uma dona de casa” (60)
Julio Cortázar – Axolotl (64)

Aula 6
Tempo e espaço – o contexto da narrativa (67)
Leitura: James Joyce – “Eveline” (68)
Extras: Isaac Bashevis Singer – “Gimpel, o bobo” (71)
Ruben Darío – “As perdas de João Bom”(79)
Flannery O’Connor – “A gente boa da roça”(81)

Aula 7
Voz narrativa e foco (97)
Leitura: Juan Rulfo – “Diga que não me matem” (99)
Extras: Clarice Lispector – “Feliz aniversário” (105)
Herberto Helder – “A teoria das cores”(111)

Aula 8
Linguagem: tom e dicção (112)
Leitura: Guimarães Rosa – “Esses Lopes” (114)
Extras: Nélida Piñon – “I love my husband”(117)
Idris Shah / Mulá Nasrudin – “A mulher ideal” (121)
António Lobo Antunes – “A propósito de ti” (122)

Aula 9
Simbolismo (123)
Leitura: Nathaniel Hawthorne – “O jovem Goodman Brown” (124)
Extras: Juan José Arreola – “El guardagujas” (131)
Charles Dickens – “O sinaleiro”
E.T.A. Hoffmann – “O homem de areia” (136)

Aula 10
Tema - Passo a passo de um assunto a um tema (146)
Leitura: Alfonso Reyes - “A mão do comandante Aranda” (147)
Extras: Graciliano Ramos – “Um cinturão” (154)
Murilo Mendes – “Tio Lucas” (156)

Aula 11
Gêneros e estilo (175
Leitura: Carlos Fuentes – “Chac Mool” (176)
Extras: Octavio Paz – “Minha vida com a onda” (180)
Jorge Luis Borges – “O Livro de Areia” (183)

Aula 12
Revisão final - Questionário para uma leitura crítica e estratégias críticas (187)
Leitura: Machado de Assis – “Pai contra mãe”(190)
Extras: Robert Louis Stevenson – “O macaco cientista” (199)
Murilo Rubião – “O ex-mágico da Taberna Minhota” (203)
Jorge Luis Borges – “Aleph”


Leituras finais: Dostoievski – “O grande inquisidor”
Tolstoi – “A morte de Ivan Ilych”
Carlos Fuentes – “Aura” [livro de bolso da LP&M]

Comments

Eu queria fazer esse curso. :)
Uai, podemos fazer uma versão dele pela internet.
Anonymous said…
Eu tb. (tata)

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema