Sunday, August 28, 2016

Obituário: Geneton Moraes Neto

22 de agosto de 1987. O Jornal do Brasil trazia no seu caderno Idéias duas entrevistas inéditas, cada uma ocupando duas páginas do jornal. Eram entrevistas feitas pouco antes da morte de Carlos Drummond de Andrade naquele mesmo ano e de Glauber Rocha, em 1981.

Cristalina a visão de dois temperamentos bastante diferentes na maneira de se colocar publicamente. Drummond dizendo que iam esquecê-lo e que ele não se importava com isso porque não tinha mesmo feito nada demais, e Glauber anunciando o artista [de preferência ele mesmo, autoproclamado “poeta, escritor, crítico, pintor […] músico” além de cineasta] como Avatar que enxerga mais longe e traça os caminhos do futuro.

A entrevista com Drummond não contém perguntas; só as falas do poeta com um título temático e seguido de trechos de poesias dele que de alguma forma se relacionavam com o que ele dizia. A entrevista de Glauber Rocha tem uma pequena introdução, que explica o contexto da entrevista dada a Manoel Carvalheiro e se completa com três depoimentos excelentes de Serge Daney, Louis Marcorelles e Jean Rouch, dispostos/entitulados como três atos na vida de Glauber.


Geneton Moraes Neto morreu com apenas 60 anos no dia 22 de agosto de 2016. Essas quatro páginas são produto do seu trabalho. Não sei até quando, elas estão disponíveis aqui. Um perfil bem completo [ainda que, como sempre, em última instância festejando a Globo] está aqui.

No comments: