Muitas canções de Bob Dylan, como muitas de Chico Buarque, usam com destreza e fidelidade uma forma de canção popular bem fixada e tradicional [neste caso, o blues] e integra nessa canção uma letra circular, que roda e roda batendo basicamente na mesma tecla, mas cada vez de um jeito diferente. Acho que é por isso que, para quem não entende ou não presta atenção à letra, os dois parecem meio anacrônicos.
Everything Is Broken
Bob Dylan
Broken lines, broken strings
Broken threads, broken springs
Broken idols, broken heads
People sleeping in broken beds
Ain’t no use jiving
Ain’t no use joking
Everything is broken
Broken bottles, broken plates
Broken switches, broken gates
Broken dishes, broken parts
Streets are filled with broken hearts
Broken words never meant to be spoken
Everything is broken
Seem like every time you stop and turn around
Something else just hit the ground
Broken cutters, broken saws
Broken buckles, broken laws
Broken bodies, broken bones
Broken voices on broken phones
Take a deep breath, feel like you’re chokin'
Everything is broken
Every time you leave and go off someplace
Things fall to pieces in my face
Broken hands on broken ploughs
Broken treaties, broken vows
Broken pipes, broken tools
People bending broken rules
Hound dog howling, bullfrog croaking
Everything is broken
Comments
Isso me incomoda mais que a repetição no texto.
A primeira vez que toquei “O que será” em público, voz e violão, praticamente tive que inventar outra letra e outra harmonia, porque no fim da primeira estrofe coloquei depois de “E que me sobe às faces e me faz corar” o verso “Que é feito uma aguardente que não sacia”. O verso que eu antecipei seria o equivalente ao que eu esqueci, na segunda estrofe. Mas, de repente, a harmonia não se encaixava mais na melodia e as palavras não cabiam. Foi pavoroso. É muito difícil decorar as letras dessas músicas, e é impossível não se perder nas harmonias se a letra não estiver bem interiorizada. Nunca vi isso em compositores estrangeiros, nem no Bob Dylan. Essa escala que não fecha é característica de alguma música regional? A toada, por exemplo? Não consigo ver semelhança. Só consigo pensar que seja característica dele mesmo, ou viagem minha.