Thursday, May 19, 2011

O avanço atrasado ou a calça amassada no chão

"Quando uma criança, hoje, entra no quarto, tira a roupa e deixa a calça amassada no chão, do jeito que saiu do corpo, eu falo “isso é uma sociedade escravista”. Essa desqualificação do trabalho menos qualificado, por exemplo, menos considerado, como tem até hoje no Brasil. Todo trabalhador é basicamente igual: a gente tem que acreditar nisso. No Brasil não é assim."

Trecho da boa entrevista da historiadora Laura de Mello e Souza à revista da Fapesp.


Não gosto muito desses termos: arcaico e moderno. Mas me impressiona quando escuto alguém da elite [cultural ou econômica] se referindo ao povo brasileiro como uma força do atraso. O que seria a coisa mais arcaica no Brasil: um camarada que se locomove de motocicleta e usa celular e lan house e ouve mp3 ou um sujeito que talvez faça tudo isso também mas mal sabe limpar a própria bunda e nunca lavou uma trouxa de roupa?

3 comments:

sabina said...

concordo totalmente... apenas acrescento que, progressistas ou não, é DIFÍCIL fazer um adolescente não jogar as roupas no chão!

Paulodaluzmoreira said...

Nem me fale! Eu tenho um rapaz de 9 anos e tenho vontade de gravar um "pega sua roupa no chão, menino!" [e mais outras frases repetidas 243 vezes por dia] e me transformar num pai-DJ!

sabina anzuategui said...

=)