-->
Esse é um retrato montado a partir da leitura de trechos do livro Anos de Capanema [online aqui]
em busca do DNA político um certo sociólogo francês articulador das teses do
Dualismo]
1. Em 1939 o Brasil tinha 629 estabelecimentos de ensino.
530 particulares e 99 públicos, dos quais 43 no estado de São Paulo.
2. Foram fechadas mais de 700 escolas que ensinavam seus alunos em
línguas estrangeiras naqueles anos de febre nacionalista - os alemães e os japoneses eram os mais prejudicados.
3. O ensino secundário era pensado como algo feito apenas
para formar as elites do país, dando aos jovens mancebos “uma formação moral e
ética, consubstanciada na crença em Deus, na religião, na família e na pátria”
(209).
4. E frente ao problema de um largo contingente de crianças
de 11 anos, que não conseguiam entrar na escola do ensino médio mas ainda não
podiam trabalhar, a ilustrada FIESP propunha ao governo reduzir para 11 o
limite de 14 anos para o trabalho legal.
5. Enquanto isso a Universidade do Distrito Federal
idealizada por Anísio Teixeira em 1935 era impiedosamente bombardeada por Alceu
Amoroso Lima que reclamava de diretores de faculdades “que não escondem suas
idéias e pragação comunistas” (227). Os professores? Jorge de Lima, Sérgio
Buarque de Holanda, Mário de Andrade, Villa-Lobos, Portinari, entre
outros. Em 1937 Capanema entrega a
reitoria da UDF para…. Alceu Amoroso Lima! E segue-se a extinção em 1938, sem
dó nem piedade. Mais de 500 alunos e 50 professores no olho da
rua sem choro nem vela.
6. O núcleo do projeto do governo federal para o ensino
superior era a formação da Universidade do Brasil [hoje UFRJ] a partir de um
ajuntamento de escolas de ensino superior que atendia desde 1920 pelo nome de
Universidade do Rio de Janeiro. A Universidade do Brasil devia “fixar o padrão
do ensino superior em todo o país” (223). O time de professores franceses
contratados para dar corpo ao projeto é vetado cuidadosamente por ninguém menos
que… Alceu Amoroso Lima! São “professores habituados à pesquisa e de estudos
bem orientados, mas ligados à Igreja” (232).
Comments