Wednesday, February 12, 2014

Guia para a sobrevivência de espécies tropicais no vórtex polar

1. Se o sol está brilhando no céu azul lá fora, isso não quer dizer nada.
2. Se o chão em volta da neve estiver sequinho significa que está frio de rachar.
3. Se uma pedrinha de gelo se solta dos blocos de neve e continua sequinha no chão, isso significa que que o frio está de rachar o que ele já rachou no dia anterior.
4. A temperatura que você experimenta quando sai de manhã não é apenas uma versão um pouco mais fresquinha da temperatura do medio-dia.
5. Você tem mesmo que consultar algum tipo de previsão metereológica para o dia e não apenas por casa de galochas ou guarda-chuvas. Pode estar frio de manhã e mortalmente frio à tarde - e as duas coisas são bem diferentes.
6. Quando a neve vem ela vem em silêncio, sem fazer muito alarde, principalmente para quem é de Belo Horizonte, onde o ronco dos trovões e umas nuvens cor de chumbo avisam logo ao caboclo que vem um temporal lavar a cidade dos seus pecados.
7. Quando a neve vem você volta logo para casa e fica esperando. Tanto faz se está caindo muito ou pouco naquele momento. Você volta o mais rápido que puder e fica olhando a neve cair. Não é por superstição. É por causa do muita vezes lento acúmulo de neve nas ruas e estradas.
8. Horas e horas depois, quando a neve pára de cair, você não pensa duas vezes e sai o mais rápido que puder de casa armado com a sua pá de neve [mais leve e mais larga que uma pá comum]. É hora de limpar sua calçada e a saída da sua garagem. Por que a pressa? Porque se as pessoas começam a pisar em cima da neve ela começa a compactar-se e transforma-se em blocos gelo que são duros de arrancar. Às vezes dá vontade de ter uma picareta. 
9. Se a temperatura estiver dançando em volta do nosso 0oC [32oF] você sabe que a neve vai se derreter.
10. Se estiver mais frio, é um aguaceiro que ao invés de se escoar por ralos e bueiros... simplesmente fica. Fica e se acumula com a próxima e começa a subir pelas calçadas em grande montes.  

No comments: