Skip to main content

Eduardo Viotti Leão - Capítulo 2

Severiano Leão, o pai de Eduardo, desaparecera deixando a família em situação precária quando o filho tinha doze anos e reaparecera brevemente naquele mesmo escritório quinze anos mais tarde. Eduardo já era então um homem feito de 27 anos, casado com dois filhos, estabelecido, preparado, no lugar certo e na hora certa para lucrar espetacularmente com a avalanche de dinheiro do governo e dos estrangeiros que inundaria o estado (e afogaria muita gente também) nos próximos anos. Severiano pareceu-lhe um velho feio, com a pele manchada, magro, desgastado, quase inofensivo: uma sombra da autoridade onipresente que dominara a sua infância e da ausência sufocante que marcou a sua adolescência. Aquele velhote magrelo parecia atolar-se na cadeira de mogno, escorregando devagar no assento de couro até o rosto quase sumir por baixo da mesa. Nervoso, mas completamente concentrado, Severiano falava num tom monocórdio, mastigado, pastoso, as órbitas dos olhos correndo a sala de um lado para o outro, mecânicas, um par de autômatos; do outro lado da mesa o filho, as mãos impecáveis pousadas uma sobre a outra, escutava silencioso e impassível o monólogo do pai:
- Cheguei a Paris escorraçado daqui meu filho era meia-dúzia de famílias donas de fazendas cada vez mais imensas e cidades cada vez mais sonolentas espalhadas pelo estado afora e em 20 anos vivendo na capital nova todas estavam já casadas entre si e donas do governo e da política eles mal toleravam os imigrantes turcos e italianos com suas lojas de tecidos e padarias quanto mais com um banco e eu tive que ir embora com os bolsos vazios e fui determinado a reconstruir a minha vida do zero trabalhei imagine eu como varredor servente pintor de paredes lava-pratos assistente de cozinha faxineiro vigia zelador de prédio vivi nos piores tugúrios de Paris em quartos úmidos e escuros onde mal cabiam uma cama estreita sem colchão nem roupa de cama e um armário com a porta quebrada sem cabide nem espelho tudo coberto de mofo e pó imagine eu sofria demais com a chuva e o frio horríveis no inverno e a fome bateu algumas vezes à minha porta (Eduardo escutava impassível enquanto Severiano tentava contrapor com as suas próprias fantasias absurdas as fantasias também absurdas que a esposa abandonada repetira semanalmente há quinze anos para os dois filhos. Da boca da mãe, Eduardo conhecia aquele homem como o monstro – esse o termo que ela sempre usava. Aquele velhote magrelo propunha-lhe algo ainda mais absurdo. Desenhava apressado na frente do filho que praticamente não conhecia um retrato tosco de si mesmo como um pobre homem injustiçado, transformando, delirante, a sua covardia no sacrifício supremo de um abnegado para demandar, melodramático, reconhecimento de seu filho pelo abandono da própria família, correndo, atropelando as palavras para poder finalmente clamar, afoito e atabalhoado, pela glória improvável de uma ressurreição triunfante concedida pelo filho rico.) pastando ainda o pão que o diabo amassou quase igual em Paris ainda quase 10 anos depois que eu cheguei chegaram os alemães entraram em triunfo na cidade ocupada de 4 e eu com muito custo já tinha conseguido alguma coisa já um emprego fixo e um lugar um pouco mais decente para morar uma cama com colchão e um espelho no armário e espaço para uma penteadeira simples e uma pia no quarto e logo começaram as buscas e as prisões e depois as deportações sempre organizados metódicos detalhistas ao extremo os alemães e as oportunidades muitas começaram a aparecer para qualquer um Francês ou não-Francês agora tanto fazia agora éramos iguais não sendo judeu cigano comunista preto homossexual bastava a vontade e o senso de oportunidade aguçado que eu sempre tive desde que eu cheguei a Belo Horizonte com minhas economias de anos de caixeiro viajante desde menino e então em Paris eu consegui um emprego mesmo uma oportunidade excelente que era mesmo um sonho de muita gente ali naquela hora.
O serviço era simples: logo depois que um apartamento qualquer era evacuado alguém da Controladoria de Bens Requisitados aparecia e pregava um selo na porta para que ninguém entrasse ali e aí no máximo duas semanas depois meu serviço começava nossa equipe chegava lá e fazia a limpeza completa que acontecia logo antes da chegada do pessoal da fumigação e eu jogava fora no lixo tudo o que tivesse quebrado rasgado apodrecido ou mofado e juntava tudo o que tinha ficado para trás – móvel panela luminária tapete cortina coberta lençol almofada vaso roupa toalha pote copo papel fotografia carta às vezes até um filhote um cachorro um gato um passarinho a gente achava ou até – absolutamente tudo encontrado até o último potinho de geléia no fundo da última prateleira da despensa tinha que ser recolhido embrulhado encaixotado selado etiquetado e levado a um dos cinqüenta depósitos espalhados pela cidade inteira onde cada item era então retirado desembalado limpo classificado registrado re-etiquetado e guardado em prateleiras imensas e tudo tinha que ser feito em perfeita limpeza e ordem alfabética e ai de quem depois mexesse e tirasse dali um copo quebrado que fosse sem permissão da Controladoria e foram 4 anos maravilhosos para mim com trabalho ininterrupto garantido 8 até 10 horas por dia 7 dias por semana dinheiro no bolso e a vida começa de novo e a vida melhorava rápido bastando o sujeito ser disposto e ter em quantidade generosa o que os alemães acham que é a maior das qualidades humanas que é a absoluta falta de curiosidade com o que não lhe dizia respeito diretamente e isso eu tinha mais a concentração intensa de quem almeja acima de tudo a longevidade e uma vida se possível um pouco mais tranqüila e confortável e eu sou assim admito não tenho vergonha de dizer que eu adoro viver muito se eu fosse eterno para mim o mundo seria perfeito e eu não vivo no passado nunca sou de viver amargurado com lembranças o passado para mim não serve para nada se não servir para nada e é só por isso que quando as coisas melhoraram e a vida começou de novo eu conheci uma moça e me casei de novo em Paris e é por isso que eu acabei constituindo lá uma outra família para mim que eu de novo não pude trazer comigo tragicamente pela segunda vez porque eu mal consegui sair de Paris muito às pressas escondido em 1944 ironicamente fugindo de novo só com uma mão na frente e outra atrás: os franceses todos inclusive os que trabalhavam comigo todos na rua procurando feito chacais loucos para livrar a própria cara procurando qualquer estrangeiro como eu ou qualquer prostituta de meia pataca para jogar a culpa de tudo que aconteceu e chutar e raspar a cabeça e rasgar as roupas e pintar a cara e contar para o resto do mundo essa história da carochinha que eles inventaram para explicar como um exército inteiro equipado e pronto para combate vira pó em seis semanas e uma semana depois 40 milhões de franceses são completamente dominados por míseros 7.500 alemães sem a ajuda de ninguém além de uma meia-dúzia de prostitutas vagabundas porque agora parece que os 40 milhões de franceses estavam todos enfurnados em buracos na resistência escondidos nos porões haja porão e sótão para essa tanta gente toda mas Eduardo você talvez não me acredite mas eu sou um homem de família eu amo a minha família e eu só voltei para incomodar vocês porque os franceses e só saí do Brasil porque eu não podia mais ficar depois da sacanagem que fizeram comigo – aqui eu vivi o tempo todo espremido de um lado gente graúda tradicional inclusive na família da sua mãe um bando de carcamanos mas ninguém se lembra chegam de navio com uma mão na frente e outra atrás e essa gente queria se ver livre de mim e do outro lado toda essa gente miúda que tinha inveja do meu sucesso – a família da sua mãe sempre foi assim – escondendo tudo debaixo da mesa dentro dos armários com medo do que os outros iam pensar da inveja dos pedidos de empréstimo dos falsos amigos mas o triste é que você não me conhece meu filho e isso é muito triste mas é verdade foi um sacrifício que eu fiz duas vezes nessa vida eu não quero me gabar mas eu não sou o que dizem de mim nunca fui assim para mim o que importa é estar aqui vivo e ser feliz e o resto que se –
Eduardo sabia que o pai abandonara de novo esposa e dois filhos antes da tomada de Paris pelos aliados, levando o que pudera carregar sem chamar a atenção. Longe da cidade onde poderia ser reconhecido como colaborador, Severiano esperou escondido pela retração dos alemães e quando se viu do lado dos aliados, saiu o mais rápido que pôde da Europa. Quando soube do sucesso inacreditável do seu filho brasileiro, decidiu voltar. Eduardo não se deu ao trabalho de contestar as fantasias nem o desejo delirante de seu pai “reassumir os negócios da família”: ofereceu-lhe uma modesta mesada com a condição que ele se mantivesse longe dali, fora do estado, para sempre.

Comments

Anonymous said…
Thаnks for the mаrvelous posting! I genuinelу
enjoyed reading it, you could bе а great аuthοr.
I will bе sure to bookmark your blog and will come back down thе гοaԁ.
I want to enсоurage you to ԁеfinitely
сontinue your grеat writіng, haѵe a nice daу!


Look into my site; just click the next document
Anonymous said…
You've made some decent points there. I checked on the net for more info about the issue and found most individuals will go along with your views on this website.

Here is my blog ... click the up coming web site
Anonymous said…
I needed tο thаnκ yοu for
thiѕ fаntаstic reаd!!
I certainly loved every lіttle bit of it.
І have got you book marked to chесκ out neω things you pоst…

my web blog :: Suggested Web site
Anonymous said…
ӏ ωill immеdiately grab уour rss аs I
can't in finding your email subscription link or e-newsletter service. Do you have any? Please allow me recognise in order that I may subscribe. Thanks.

Look at my homepage; monnombril.net
Anonymous said…
Unquestionably сonsideг that ωhіch you stated.
Youг favouritе гeason seemed to be on thе web
the easiest factor to understand of. ӏ say to yοu, ӏ
certainlу get annοyed whilst folkѕ cοnsider concerns that they рlainly don't recognize about. You controlled to hit the nail upon the highest and outlined out the whole thing without having side-effects , folks can take a signal. Will probably be back to get more. Thank you

Here is my web page: rayzzz.com
Anonymous said…
My sрοuѕe аnԁ
I stumbled oνer here from а different ωeb aԁdress аnd thought Ι may as well checκ things out.
І lіκe what I see so now i'm following you. Look forward to exploring your web page repeatedly.

Here is my web blog: http://american-saddlebred.com/wiki/index.php?title=V2_Cigs-Enjoy_Smoking_With_Various_Styles
Anonymous said…
My spouse and I stumbled ovеr herе frοm a dіfferent web address
and thought I may аs well check things out.
ӏ like what I seе so nоω і'm following you. Look forward to exploring your web page repeatedly.

Feel free to surf to my page: http://american-saddlebred.com/wiki/index.php?title=V2_Cigs-Enjoy_Smoking_With_Various_Styles
Also see my site - v2 cigs review
Anonymous said…
whοah this blοg is gгeаt i love stuԁying
your posts. Kеeр up the good ωork!
You alгeady know, a lot of peоplе аre
lookіng round for thiѕ іnfοrmation, you сοuld аid them gгeatly.


my web-ѕite Suggested Site
My site: http://www.globalpublishers.info/profile/TerryCheatham
Anonymous said…
It's really very difficult in this busy life to listen news on TV, therefore I simply use web for that reason, and get the hottest information.

my weblog - V2 Cigs Review
Anonymous said…
I vіsited mаny web pаges eхcеρt the audio quality for audіo songs рresent at this sіte іs actually marvelous.



Ηere іs my website :: Go Here
Anonymous said…
When sоmeone ωrites аn piece of wrіtіng he/ѕhe геtаins thе thought of а usег іn his/hеr brain that hoω
а user сan κnοw іt.

Тherefoгe that's why this paragraph is outstdanding. Thanks!

Feel free to visit my web blog; V2 Cigs Reviews
Anonymous said…
I useԁ to smoke for 34 yeаrs and
сould haгdly be mоre comfortable with mу Greensmoke.
І pay my cigarettes the ѕame ԁay I got
my stаrtеr kit. Ιt really is much cheaper as compared tο cіgarеttes aгe far too!
The cigarette marl tastes beіng a cigагette!
If you utilіze diѕcοunt cοde disс05-9037 yоu sаve 5% or if you invest $100 or more make use of disc10-9037 and help save 10%!
Yοu won't become sorry. Take pleasure in.

Here is my web page; green smoke Electronic cigarette review
Anonymous said…
hellо therе аnԁ thank you foг
youг infoгmatіon – І've definitely picked up something new from right here. I did however expertise several technical issues using this web site, since I experienced to reload the site a lot of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my e-mail and could look out for much more of your respective interesting content. Make sure you update this again very soon.

my web site ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
Anonymous said…
He/she will appraise the extent of the personal injury and institute the good cure.
Back agony is annoying and can hinder our everyday routines.


Here is my site ... the flex mini

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema