Thursday, November 26, 2009

Diário da Babilônia - Gobble Gobble


Última quinta-feira de novembro, dia de ação de graças nos Estados Unidos. Sou definitivamente um estrangeiro. O rádio traz um programa especial de DUAS horas sobre como cozinhar um peru. Editor de revista de culinária fala sobre como todas as revistas culinárias "do mundo" estão atrás de uma forma nova de assar peru. Ele descreve um "exótico" método que usa sal grosso, "igual a um churrasco", penso eu. A mobilização é geral. Um faz questão de batatas doces, o outro de purê de batata. "Ó céus como agradar a todos?" Será que o meu peru vai sair "perfeito" [em português brasileiro isso soa ainda mais estranho...].
Amanhã é o "Black Friday", abertura oficial da temporada de caça ao presente de natal. Todas as lojas têm promoções e descontos "imperdíveis". Os jornais estão abarrotados de cupons "sensacionais". Algumas lojas vão abrir às 5 da manhã. Ano passado um pobre diabo morreu pisoteado na porta do Wal Mart às cinco e meia da manhã. Sou definitivamente um estrangeiro.
Não tenho a menor pretensão de me adaptar. O Dia de Ação de Graças não significa nada.

2 comments:

sabina said...

eu já estranhava essa obsessão com o peru perfeito, pelos filmes.

adoro "o turista acidental". numa cena, os filhos adultos e solitários se reunem na antiga casa dos pais, e a única irmã mulher é responsável por preparar o peru. ela convida o primeiro namorado, aos 40 anos.

na hora do jantar, todos experimentam o peru e ficam constrangidos. os irmãos dizem que está horrível. a mulher começa a chorar. o namorado, tentando acalma-la, diz que não está tão ruim assim.

nunca esqueci essa cena. é mesmo muito estranho para nós.

Paulodaluzmoreira said...

Imagina que tem até programa de culinária sobre o que fazer com os restos do peru!