Skip to main content

Emilia Viotti da Costa entre Pindorama e Babilônia

Um dia eu fui a uma apresentação mais ou menos de rotina em Yale, alguém que ia falar de Favelas no Brasil, uma socióloga daqui dos Estados Unidos. No final quando se abriram as perguntas uma senhora incisiva apertou a tal socióloga quando trouxe à baila a questão da legalização das drogas e da criminalização dos habitantes da favela em geral que o tal combate às drogas trazia. Acabada a coisa toda fui falar com a senhora e encontrei pela primeira vez com Emilia Viotti da Costa, com quem tive o privilégio de conversar umas poucas vezes pela gentileza de um amigo em comum aqui na universidade que nos convidou para a sua casa umas três vezes. Quando estava preparando uma aula para apresentar o período da ditadura militar aos alunos estava buscando algo que mostrasse o impacto dos eventos históricos na cultura no seu sentido mais amplo e ao mesmo tempo mais íntimo. E não é que trombei com o depoimento de Emilia Viotti da Costa para a USP? Além dos trechos que abordavam as injustiças, arbitrariedades e oportunismos de que aqueles tristes anos estão cheios, descobri esses outros, igualmente interessantes. O depoimento está disponível na íntegra aqui.

“Quando anunciei que precisaria um ajustamento do horário para amamentar, o professor Oliveira França me fez um discurso dizendo que se eu pretendia ter filhos nunca seria uma intelectual. Furiosa, disse a ele que, se pretendia cercear minha vida pessoal, eu preferia me demitir. Foi o que fiz.”
[…]
“O meu primeiro contato com Yale foi surpreendente. Eu era, na ocasião, a única mulher no Departamento de História. Uma vez por semana os professors do departamento reuniam-se para o almoço. Servia-se um cherry antes da refeição. Tudo muito elegante, mas quando eu me aproximava de um grupo de homens que conversavam animadamente todos se calavam. Vencendo o embaraço, um colega polidamente me perguntava: e como vão seus filhos, como
estão as coisas em Buenos Aires? Esse era o fim da conversa. Com exceção desse almoço semanal, no departamento ninguém conversava com ninguém. As portas dos escritórios estavam sempre fechadas. Eu estranhava o isolamento e a falta de comunicação entre as pessoas. A ausência de interesse político espantava-me ainda mais. Coisas importantes ocorriam no país e no mundo e no dia seguinte ninguém comentava. Watergate, o impeachment do presidente Nixon, a
eleição de Jimmy Carter, o resgate dos norte-americanos presos no Irã, a invasão de Granada pelas tropas americanas, o bombardeio da Líbia, a revolução da Nicarágua, as denúncias de participação da CIA na queda de Allende, todos esses fatos e muitos outros se sucederam sem que provocassem comentários no meu departamento. Até os dias de eleição no país eram dias normais. Todos estavam voltados para o seu próprio trabalho. Acabei me acostumando. Hoje o departamento mudou em vários aspectos. Se bem que sejam ainda uma minoria, há mais mulheres no corpo docente. Há maior comunicação entre as pessoas. Conversa-se mais. Mas ainda se evitam assuntos controvertidos que possam ameaçar o consenso. A política continua tema proscrito.”
[…]

“Talvez fosse melhor se nos preocupássemos mais em rever a imagem que temos dos Estados Unidos e a que temos de nós mesmos.”

Comments

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema