Skip to main content

Aventuras de um turista manco e míope em Vancouver

Essa árvore saudável  parecendo 
um paciente de UTI me encarou com seu 
uni-olho e perguntou, "tem base?" 

As pedras da cidade falam
Já fui um turista eficiente e contumaz. Coletava com antecedência informações sobre o lugar que ia visitar, fazia listas de lugares que tinha que visitar e usava mapas para distribuir atividades entre os dias que disponia. Chegando ao destino, tentava usar todo o tempo disponível para conhecer/experimentar coisas do lugar, desde de manhã até a noite, quando planejava os últimos detalhes do dia seguinte. Fazia notas, tirava fotos, guardava papéis de cada lugar visitado.
Trombo de quando em quando com abstrações involuntárias com as quais me apaixono.

E fantasmas nem tão velhos vem me assombrar.
Tudo isso acabou. Não tenho mais ânimo nenhum de ser o turista eficiente e contumaz que um dia fui. Acho bobagem passar um dia inteiro rodando um museu gigantesco até “conhecê-lo”, mesmo estando enfarado de tanta informação e com os pés cheios de calos. Agora sou um desastre como turista: saio da cidade  sem ter conhecido o famoso X, sem ter comido o famoso Y, sem ter passeado no famoso Z e passo em branco em tudo que é "essencial" para conhecer o tal lugar.  Sou capaz de passar uma tarde inteira lendo num café desconhecido e "desimportante" ou de frequentar durante três dias a mesma rua ou a mesma galeria de lojas mequetrefes no centro da cidade. 
A livraria padrão [poderia ser qualquer
Saraiva/Leitura da vida de qualquer
Xópi brasileiro] proclama sua
canadialidade...


... e trai logo no final da escada rolante trai
sua corporatividade modelo gringo-show
As fotos que eu tiro agora refletem isso. Em parte as minhas fotos são como são hoje porque a orgia de informações visuais na internet faz com que me pareça uma estupidez ficar me acotovelando com 200 pessoas para tirar a zilhonésima foto da praça de São Marcos ou do Corcovado quando uma busca simples no Gúgol me leva a fotos bem melhores. Além disso minhas fotos acabam refletindo o fato de que acabo desperdiçando meu tempo batendo perna e olhando para o chão e as paredes, as placas e pedrinhas que vou encontrando pelo caminho. Além do meu costume, desde dos meus tempos de turista contumaz, de esquecer a máquina no bolso ou na bolsa e acabar não fotografando coisas interessantes que vi pelo caminho.
o sebo Mc Leod's Books valeu a viagem!
Em compensação...


Cada um tem o Redentor
que merece. A presença da
cultura indígena contrasta
vivamente com o apagamento
do vizinho ao sul. 
Apresento assim as fotos da minha última viagem, viagem a trabalho solitária, apesar dos encontros com queridos amigos e colegas de profissão e de palestras interessantes. Vancouver na costa oeste do Canadá, pertinho de Seattle, foi minha segunda incursão nesse simpático e em grande medida desconhecido Canadá. Comi Poutine muito gostoso numa birosca da rua Davie, mas esqueci de fotografar o lugar e o prato. Também não consegui tirar qualquer fotografia das vistas lindas da baía em volta do centro que valesse a pena. 
Alegre família de macunaímas do gelo

Comments

Popular posts from this blog

Diário do Império - Antenado com a minha casa [BH]

Acompanho a vida no Brasil antes de tudo pela internet, um "lugar" estranho em que a [para mim tenebrosa] classe m é dia brasileira reina soberana, quase absoluta, com seus complexos, suas mediocridades e sua agressividade... Um conhecido, daqueles que ao inv és de ter um blogue que a gente visita quando quer, prefere um papel mais ativo, mandando suas "id éias" para os outros por e-mail, me enviou o texto abaixo, que eu vou comentar o mais sucintamente possível: resolvi a partir de amanh ã fazer um esforço e tentar, al ém do blogue, onde expresso minhas "id éias" passivamente, tentar me comunicar diretamente com as pessoas por carta... OS ALUNOS DE UNIVERSIDADES PARTICULARES DERAM UMA RESPOSTA; E A BRIGA CONTINUOU ... 1 - PROVOCAÇÃO INICIAL Estudar na PUC:............... R$ 1.200,00 Estudar no PITÁGORAS:..........R$ 1.000,00 Estudar na NEWTON:.....R$ 900,00 Estudar na FUMEC:............ R$600,00 Estudar na UNI-BH:........... R$ 550,00 Estudar na

Uma gota de fenomenologia

Esse texto é uma homenagem aos milhares de livrinhos fininhos que se propõem a explicar em 50 páginas qualquer coisa, do Marxismo ao machismo e de Bakhtin a Bakunin: Uma gota de fenomenologia Uma coisa é a coisa que a gente vive nos ossos, nos nervos, na carne e na pele; aquilo que chega e esfria ou esquenta o sangue do caboclo. Outra coisa bem outra é assistir essa mesma coisa, mais ou menos de longe. Nem a mãe de um caboclo que passa fome sabe o que é passar fome do jeito que o caboclo que passa fome sabe. A mãe sabe outra coisa, que é o que é ser mãe de um caboclo que passa fome. Isso nem o caboclo sabe: o que ela sabe é dela só, diferente do caboclo e diferente do médico que recebe o tal caboclo e a mãe dele no hospital. O médico sabe da fome do cabloco de um outro jeito porque ele já ficou mais longe daquela fome um tanto mais que a mãe e outro tanto bem mais que o caboclo. O jeito que o médico sabe da fome daquele caboclo pode ser mais ou menos só dele ainda, mas isso só se ele p

Protestantes e evangélicos no Brasil

1.      O crescimento dos protestantes no Brasil é realmente impressionante, saindo de uma pequena minoria para quase um quarto da população em 30 anos: 1980: 6,6% 1991: 9% 2000: 15,4%, 26,2 milhões 2010: 22,2%, 42,3 milhões   Há mais evangélicos no Brasil do que nos Estados Unidos: são 22,37 milhões da população e mais ou menos a metade desses pertencem à mesma igreja.  Você sabe qual é? 2.      Costuma-se, por ignorância ou má vontade, a dar um destaque exagerado a Igreja Universal do Reino de Deus e ao seu líder, Edir Macedo. A IURD nunca representou mais que 15% dos evangélicos e menos de 10% dos protestantes como um todo. Além disso, a IURD diminuiu seu número de fiéis   nos últimos 10 anos de acordo com o censo do IBGE, ao contrário de outras denominações, que já eram bem maiores. 3.      Os jornalistas dos jornalões, acostumados com a rígida hierarquia institucional católica não conseguem [ou não tentam] entender muito o sistema