Sunday, February 01, 2009

Contos: "O engraçado arrependido" de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato conta em "O engraçado arrependido" a história trágica de um homem que não consegue se livrar do papel de palhaço da cidade, papel que interpretou com maestria durante 32 anos na sua cidade interiorana. Pontes é um artista, um gênio da comédia e por motives de espaço coloco aqui só o miolo da introdução em que o narrador descreve o ser humano como “o animal que ri” e descreve a arte do protagonista:

"Em todos os gestos e modos, como no andar, no ler, no comer, nas ações mais triviais da vida, o raio do homem diferençava-se dos demais no sentido de amolecá-los prodigiosamente. E chegou a ponto de que escusava abrir a boca ou esboçar um gesto para que se torcesse em risos a humanidade. Bastava sua presença. Mal o avistavam, já as caras refloriam; se fazia um gesto, espirravam risos; se abria a boca, espigaitavam-se uns, outros afrouxavam os coses, terceiros desabotoavam os coletes. E se entreabria o bico, Nossa Senhora! eram cascalhadas, eram rinchavelhos, eram guinchos, engasgos, fungações e asfixias tremendas.
– É da pele, este Pontes!
– Basta, homem, você me afoga!
E se o pândego se inocentava, com cara palerma:
– Mas que estou fazendo? Se nem abri a boca...
– Quá, quá, quá! – a companhia inteira, desmandibulada, chorava no espasmo supremo dos risos incoercíveis.”

5 comments:

sabina anzuategui said...

Acabei de ler a biografia de Oswald de Andrade. O Lobato havia esquecido os manuscritos de Urupes em sua garçoniere; se Oswald não os salvasse, não haveria o livro.

- - -

No fim da vida, amargurado porque andava esquecido e desvalorizado, Oswald dizia ser "o engraçado arrependido" do Lobato.

Paulodaluzmoreira said...

Pois eh, a comedia eh o patinho feio da literatura. O fato da gente considerar elogio dizerem que a gente faz um "trabalho serio" ja diz tudo. As vezes eu acho que o Oswald teve que esperar a porralouquice dos anos 60 para renascer entre nos.
Acho que Monteiro Lobato eh melhor justamente quando ele esquece um pouco a ideia de ser didatico. Eu me lembro do meu desespero com livros como Gramatica da Emilia - como eh que podia ser o mesmo cara que escreveu Os 12 trabalhos de hercules que eu adorava [li duas vezes seguidas]?.
Que incrivel essa historia do Monteiro Lobato e do Oswald.

Usuale said...

Boa tarde!

Dia 18 de abril é um dia importante! É o dia Nacional do livro infantil por isso coloquei frases de Monteiro Lobato!

"Um país se faz com homens e livros."
Autor: (Monteiro Lobato)
Fonte: http://usuale.blogspot.com/

Anonymous said...

Como tao pessoal?!simpatizei imenso o vosso espaco!
vao tambémno meu trabalho em http://www.estrategiaheadsup.pokersemdeposito.com/ , sobre site de poker gratis!
Cumps

Anonymous said...

I seldom leave comments on blog, but I have been to this post which was recommended by my friend, lots of valuable details, thanks again.